Notícias | 06 de agosto de 2012 17:25

Presidente da Amaerj participa de encontro de magistrados em Mato Grosso do Sul

O presidente da Amaerj, Claudio dell´Orto, participou, nos dias 2 e 3 de agosto, em Dourados (MS), do Encontro Estadual da Magistratura de Mato Grosso do Sul, edição 2012. O evento foi promovido pela Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmagis) e com o Tribunal de Justiça de MS. Durante o encontro foram realizadas diversas palestras com temas do Judiciário.  Dell´Orto falou sobre as prerrogativas da magistratura e lembrou, sem deixar de ressaltar a responsabilidade da magistratura no cumprimento de sua missão, que a Justiça não é somente de juízes, o Judiciário é um poder de toda a sociedade brasileira. “Desempenhamos adequadamente a função de um Poder de Estado, quando sabemos dividir, pois precisamos dividir as tarefas, ter conosco equipes de profissionais que nos auxiliem a cumprir as metas”, comentou  Dell´Orto.

Dezenas de magistrados e estudantes de Direito prestigiaram o evento, entre eles o presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Nélson Calandra, e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz federal Silvio Luis Ferreira da Rocha. Por mais de uma hora os juízes responderam às perguntas dos alunos, que abrangeram assuntos como a Lei de Acesso à Informação e o julgamento do “mensalão”.

O evento integra o Projeto Conheça o Judiciário, lançado em novembro de 2011, com objetivo de criar canais efetivos de comunicação da Justiça com a sociedade, para permitir que a  população conheça a realidade dos tribunais.

Na ocasião, também foram lançados o Projeto Magistrados na Escola e Projeto Corrente do Bem, que pretendem  aliar o trabalho da magistratura  à entidades sérias, dispostas a desenvolver ações que amenizem o sofrimento dos menos favorecidos. Também foram discutidos no encontro a temas relativos à saúde do magistrado, ingresso na carreira, exercício da função, preparo para aposentadoria e o que está sendo feito em prol da magistratura e de seus integrantes, tanto em âmbito estadual quanto nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do JusBrasil