AMAERJ | 07 de dezembro de 2018 15:05

Renata Gil recebe homenagem por cumprir a Agenda 2030, da ONU

Amélia Aben-Athar Olinto Ramos e Cristiane Pinheiro

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, foi homenageada no 3º Prêmio “Parceiros dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/RJ”, nesta quinta-feira (6) no Palácio do Itamaraty (Centro do Rio). Ela foi premiada pela contribuição ao ODS 16 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) – na busca por paz, Justiça e instituições fortes. Na cerimônia, a magistrada foi representada pela chefe de gabinete da Associação, Amélia Aben-Athar Olinto Ramos.

“É uma honra estar aqui e representar a presidente da AMAERJ, drª Renata Gil. Gostaria de ratificar que a Associação está de pleno acordo com o Objetivo 16, que está ligado a uma sociedade que busca a inclusão e que visa o acesso à Justiça”, discursou Amélia.

A cerimônia foi apresentada por Cristina Pinheiro, coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS Nós Podemos do Rio de Janeiro. “Nosso prêmio é para reconhecer a contribuição que vocês têm dado ao planeta e o impacto na vida das pessoas. Cada premiado foi ligado a um objetivo, mas ninguém faz somente um”, explicou ela na abertura. Ao todo, 20 pessoas e instituições foram homenageadas.

O prêmio é promovido pelo Movimento Nacional ODS Nós Podemos do Rio de Janeiro e pela Instituição Vitalis – Promovendo o Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Arcádia. O objetivo é reconhecer a contribuição de gestores públicos e privados, empresários, instituições governamentais e não governamentais para uma sociedade mais justa, por ações em consonância com os ODSs (objetivos do desenvolvimento sustentável).

Leia também: Conheça os vencedores do Prêmio Innovare 2018
Nova administração do TJ-RJ será eleita na segunda-feira
Magistrados e personalidades recebem o Colar do Mérito Judiciário

Agenda 2030

Os objetivos do desenvolvimento sustentável são as ações da Agenda 2030, plano desenvolvido em setembro de 2015 na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). São 17 objetivos, os mais urgentes para direcionar o mundo a um caminho sustentável divididos em cinco áreas de importância: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.

 

São elas:

ODS 1: Erradicação da pobreza

ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável

ODS 3: Saúde e bem-estar

ODS 4: Educação de qualidade

ODS 5: Igualdade de gênero

ODS 6: Água limpa e saneamento

ODS 7: Energia acessível e limpa

ODS 8: Emprego digno e crescimento econômico

ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura

ODS 10: Redução das desigualdades

ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 12: Consumo e produção responsáveis

ODS 13: Combate às alterações climáticas

ODS 14: Vida debaixo d’água

ODS 15: Vida sobre a terra

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes

ODS 17: Parcerias em prol das metas

 *Com informações da ONU