Brasil | 15 de maio de 2018 16:40

CNJ encerra sexta-feira pesquisa sobre perfil dos magistrados

 

CNJ quer conhecer juízes, desembargadores e ministros de todo o país | Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para que juízes, desembargadores e ministros de tribunais de todo o país respondam à pesquisa “Perfil Sociodemográfico dos Magistrados Brasileiros“, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Elaborado sob a presidência da ministra Cármen Lúcia, o levantamento visa coletar dados para construir um perfil dos magistrados a fim de que sejam formuladas políticas direcionadas à categoria.

O objetivo é manter o Conselho informado sobre as principais características dos magistrados, considerando que o último Censo do Poder Judiciário foi realizado em 2013 e que o próximo será feito apenas em 2020. Em 9 de abril, a ministra Cármen Lúcia começou a enviar e-mails aos juízes, desembargadores e ministros com link para a pesquisa. O e-mail foi enviado para integrantes das Justiças do Trabalho, Estadual, Eleitoral, Federal e Militar Estadual, além dos Tribunais e Conselhos Superiores.

Leia também: Trekking dos magistrados será em agosto na Pedra do Sino
Mais de 300 mil presos já estão incluídos no cadastro nacional
TSE cria grupo de trabalho para aplicar novo CPC no âmbito da Justiça Eleitoral

Basta fornecer o CPF como senha de acesso para o questionário com 28 questões, que são respondidas em aproximadamente 5 minutos. As perguntas tratam exclusivamente de dados de caráter social, demográfico e da trajetória de carreira, com questões sobre gênero, estado civil, quantidade de filhos, local de nascimento, escolaridade dos pais, ano de conclusão da graduação em Direito, ano de ingresso na magistratura e capacitação, entre outras.   

As informações são confidenciais e serão mantidas em absoluto sigilo pelo CNJ. Não haverá divulgação de dados individuais, apenas de informações estatísticas agregadas. 

Até o momento, o Rio de Janeiro registra o menor percentual de respostas do país. “Para mantermos nossa histórica participação, peço que nos ajudem a superar o índice da região Sudeste e respondam o questionário”, solicitou a presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil.