Notícias | 02 de fevereiro de 2012 18:47

Por Dentro do Palácio comemora 84 apresentações realizadas em 2011

O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) apresenta nesta quinta-feira, dia 2, às 17h, a sua tradicional visita guiada teatralizada “Por Dentro do Palácio”. Durante a visita, o público faz um passeio pelo Antigo Palácio da Justiça na companhia do personagem Ruy Barbosa, interpretado pelo jovem ator Eduardo Diaz. No ano passado, de janeiro a dezembro, o programa realizou 84 apresentações e recebeu em torno de dois mil e quinhentos visitantes. Ao todo foram realizadas 57 visitas abertas ao público e 27 outras pré-agendadas para escolas e grupos diversos.

O passeio começa nas escadarias do palácio, onde o personagem Ruy Barbosa, ladeado por duas estátuas – a “Lei” e a “Justiça” – recebe o público. No segundo pavimento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a suntuosa arquitetura do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, onde o jurista explica o funcionamento de um júri. No terceiro piso, o nobre cicerone apresenta, ao passar pelas salas históricas – Câmara Isolada e Tribunal Pleno – algumas funções relevantes para o funcionamento do Judiciário. No térreo, os visitantes conhecem, entre outros locais, a Sala de Acervo do CCPJ-Rio onde estão expostos os figurinos do “Teatro na Justiça”, com doze espetáculos realizados e também as instalações da Sala Multiuso.

A partir de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o agendamento de visitas para grupos e escolas durante o período de março a novembro de 2012. Será disponibilizada uma visita por semana, sempre às quintas- feiras, das 12h às 16h.

Em março, “Por dentro do Palácio” terá uma nova cicerone, a venerável Têmis, deusa das leis e dos juramentos. Mas, para aqueles que já estão com saudades do renomado jurista, ele continuará também como guia.

Serviço:

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – CCPJ-Rio “Por dentro do Palácio”

Visita guiada teatralizada pelo Antigo Palácio da Justiça, com Ruy Barbosa por Eduardo Diaz. Às quintas-feiras, 2, 9, 16 de fevereiro, 17h. Entrada franca. Distribuição de senhas no local às 16h45. Número de visitantes por sessão: 40. Duração da visita: 50 min. Recomendação etária: livre.

Antigo Palácio da Justiça – Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Mais informações: (21) 3133-3366/3133-3368; ccpjrio@tjrj.jus.br

http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ