Judiciário na Mídia Hoje | 29 de novembro de 2018 16:21

Para Toffoli, Brasil precisa de uma burocracia restrita ao necessário

*ConJur

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli | Foto: G.Dettmar/ CNJ

O país precisa voltar a crescer, a gerar empregos e recuperar a confiança dos investidores, o que depende, sem dúvida, de uma burocracia, inclusive a judicial, restrita ao necessário e que efetivamente funcione. É o que afirma o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, em discurso nesta quinta-feira (29) em seminário sobre a desburocratização do Poder Judiciário, em Brasília.

“A burocracia funciona como importante fator de exclusão de parcela da população, que, em meio a um emaranhado de exigências desprovidas de sentido, se vê impossibilitada de exigir seus direitos”, avalia.

Leia também: ‘Dedico este prêmio a todos os magistrados’, diz Renata Gil em homenagem da Câmara
AMAERJ promove, em Lisboa, curso de Direito Processual Civil Português
Foz do Iguaçu receberá 12º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Para o ministro, o diálogo institucional é uma importante medida de desburocratização do Poder Judiciário. “A atuação do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça tem sido pautada pelo diálogo. Desburocratizar significa também institucionalizar um ambiente de confiança entre as pessoas e os agentes públicos”, diz ele, que cita o desenvolvimento do processo eletrônico e a utilização de ferramentas de inteligência artificial como elementos essenciais para efetivar esse trabalho.

Toffoli falou ainda sobre a necessidade de concretizar a política de tratamento adequado de conflitos implantada pelo novo Código de Processo Civil, ampliando o acesso à Justiça por meio da conciliação e da mediação.