Notícias | 14 de fevereiro de 2011 14:05

Núcleo do TJ desafoga cartórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o corregedor-geral da Justiça do estado, desembargador Antonio José Azevedo Pinto, inauguraram na quinta-feira o Núcleo de Autuação no Fórum Central. Localizada no 2º andar, a nova serventia será responsável, inicialmente, pela autuação dos processos de todas as varas cíveis e de Fazenda Pública da Comarca da Capital.

O Núcleo de Autuação, que funcionará com o Departamento de Distribuição, receberá as petições iniciais e procederá a autuação, numeração e certificação das custas judiciais. Após esta fase, os processos serão encaminhados às varas, diminuindo o tempo entre a distribuição e a apreciação pelo juiz.

“O objetivo do Núcleo é desafogar o trabalho das serventias judiciais. Esta é a primeira de uma série de inaugurações que serão realizadas pela Corregedoria neste início da nova gestão, a fim de aperfeiçoar a prestação jurisdicional”, disse o corregedor, acrescentando que o foco da nova administração é a qualificação das serventias de 1º grau.

O presidente do TJ-RJ ressaltou que a nova serventia irá propiciar maior celeridade à tramitação processual, mantendo, desta forma, o tribunal fluminense como o mais rápido do País.

Estavam presentes na solenidade o 1º e o 2º vice-presidentes do TJ-RJ, os desembargadores Nametala Machado Jorge e Nascimento Antonio Póvoas Vaz, respectivamente; e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Antonio Siqueira, entre outras autoridades.

Fonte: Jornal do Commercio