Destaques da Home | 29 de maio de 2017 12:56

Novos juízes do TJ-RJ fazem última visita técnica do Curso de Formação

Depois de quatro meses em aulas, os 18 novos juízes do TJ-RJ estão prestes a concluir o Curso de Formação Inicial da EMERJ (Escola da Magistratura). Na última visita técnica, na quinta-feira (25), eles conheceram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, na Cidade Nova.

Foi a primeira vez que uma turma de novos juízes visitou o CICC. A avaliação positiva deve fazer com que o Centro se torne roteiro permanente do curso.

“Foi surpreendente. As informações, imagens e áudios de câmeras poderão auxiliar nas decisões que os juízes virão a tomar”, destacou a Diretora da Divisão de Formação e Vitaliciamento de Magistrados (DIVIT) da EMERJ, Elisabete Maria Costa da Silva. A diretora e a juíza Regina Helena Fábregas, responsável pela equipe pedagógica, foram recepcionadas pelo coordenador do CICC, Márcio Magalhães, que mostrou toda a estrutura da instituição.

Márcio mostrou aos juízes a importância da agilidade nos pedidos de imagens, já que há prazos para armazenamento desses registros. O videowall com 98 telas chamou a atenção dos magistrados. No Gabinete de Gestão de Crise, eles tomaram conhecimento de como é feito o acompanhamento da segurança no dia a dia urbano e também em grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, que fazem parte do calendário anual.

Eles conversaran ainda sobre recente atuação das forças de segurança e defesa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O coordenador destacou que nove agências atuam hoje no CICC e a tendência é que novas parcerias sejam fechadas em breve.

(Com informações da EMERJ)