Destaques da Home | 05 de junho de 2017 16:56

Novos juízes do TJ-RJ concluem curso de formação da EMERJ

Foram 582 horas de aulas, palestras e visitas técnicas. Mais de quatro meses depois da posse, os 18 juízes aprovados no 47º Concurso para Ingresso na Magistratura do Rio de Janeiro concluíram o Curso de Formação Inicial, promovido pela EMERJ. A última aula foi ministrada, na sexta-feira (2), pela ministra Maria Thereza Moura, do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e diretora-geral da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

A ministra falou sobre a ética e o papel do juiz no mundo contemporâneo. “Estou plenamente satisfeita com o resultado alcançado pelo Curso de Formação. Aos novos juízes, busquem sempre ser éticos, humanos e comprometidos com a magistratura. Nunca se esqueçam de que há sempre um ser humano atrás de cada processo que irão julgar. Estejam cientes de que o juiz lida com os valores mais caros do ser humano, portanto a função deve ser exercida com responsabilidade. Desejo sucesso a todos”.

O diretor-geral da EMERJ, Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltou que pela primeira vez a EMERJ recebeu a presidente da ENFAM. Ele parabenizou os novos juízes. “Estes 18 jovens, que já traziam na bagagem experiências diversas, como por exemplo, na advocacia privada, no serviço público, em procuradorias, defensorias, no Ministério Público, após longos meses de curso mostram-se aptos, mais do que preparados, verdadeiramente engajados, na missão de julgar. A EMERJ sente-se honrada por ter contribuído para a formação de cada um dos senhores”, disse.

Cardozo afirmou que o juiz da modernidade não se enclausura num gabinete e não fecha os olhos para as transformações sociais. “A sociedade quer um juiz dinâmico e comprometido, que ouça para ser ouvido, que respeite para ser respeitado,  que explique para ser compreendido.”

O orador, Anderson de Paiva Gabriel, contou sobre toda a jornada da turma e destacou o contato com os magistrados mais experientes.

“A convivência com eles e a efetiva atuação judicante, prestando auxílio nas varas, nos permitiu compreender as complexas engrenagens que compõem o Poder Judiciário e a necessidade de que todos conjuguem esforços em plena sinergia para a prestação jurisdicional efetiva em um tempo razoável. Uma lição aprendida é que, mesmo com tantas exigências de produtividade, não podemos esquecer da imprescindível sensibilidade que nossa atividade exige. Afinal a cada processo estão em jogo vidas, desejos, sonhos e por vezes a imediata sobrevivência de alguém.”

Participaram do curso os novos juízes Adriano Celestino Santos, Alexandre Rodrigues de Oliveira, Aline Abreu Pessanha, Aline Andrade de Castro Dias, Anderson de Paiva Gabriel, Bruno Rodrigues Pinto, Camila Rocha Guerin, Carolina Dubois Fava de Almeida, Eduardo Mendes Satte Alam Gonçalves, Flavio de Almeida Souza Batista, Francisco Emilio de Carvalho Posada, Gabriel Almeida Matos de Carvalho, Leticia de Souza Branquinho, Melina Frantz Becker, Michele Vargas, Patricia Fernandes de Souza Drumond, Priscilla Macuco Ferreira, Vitor Porto dos Santos.

Também compuseram a mesa da cerimônia os desembargadores Celso Ferreira Filho (2º vice-presidente do TJ-RJ), Marco Aurélio Bezerra de Melo (membro do Conselho Consultivo da EMERJ) e Luciano Silva Barreto (membro da Comissão de Vitaliciamento) e a juíza Adriana Ramos de Mello (coordenadora do Curso de Formação Inicial da EMERJ).