Brasil | 05 de julho de 2018 14:08

Novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas toma posse

Desembargador Yedo Simões de Oliveira em solenidade de posse | Foto: Divulgação/ TJ-AM

O desembargador Yedo Simões de Oliveira é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Em cerimônia realizada no Teatro Amazonas, em Manaus (AM), nesta quarta-feira (4), ele tomou posse no cargo para o biênio 2018/2020. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, esteve na solenidade.

Também foram empossados os desembargadores Wellington José de Araújo e Lafayette Carneiro Vieira Júnior no cargos de vide-presidente e corregedor-geral do TJ-AM, respectivamente. 

Leia também: CNJ firma protocolo com Conselho de Psicologia para atender vítimas de violência
CNJ firma protocolo com Conselho de Psicologia para atender vítimas de violência
AMAERJ presenteia magistrados no TJ-RJ

Antes da cerimônia de posse, os três novos dirigentes receberam a imprensa no Centro Cultural Palácio da Justiça para uma entrevista coletiva. Na ocasião, o desembargador Yedo Simões anunciou que pretende realizar um novo concurso público para o provimento de vagas na capital e no interior do Amazonas e que uma das metas de sua gestão será a busca pela obtenção do Selo Diamante: Justiça em Números, concedido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Desembargadores Wellington Araújo, Yedo Simões e Lafayette Carneiro Júnior | Foto: Divulgação/ TJ-AM

Discurso de posse

O novo presidente da Corte Estadual de Justiça falou de seu compromisso público em fortalecer o Poder Judiciário e qualificar a prestação jurisdicional em benefício da população em discurso. “Já enfrentei vários desafios, mas este, com certeza, é o maior deles e pretendo corresponder aos anseios de meus pares e da sociedade”, disse Yedo.

O desembargador também falou do comprometimento em alcançar e superar as metas propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e levar o TJAM à obtenção do Selo Diamante. “Conquistamos, com mérito, na gestão do presidente Pascarelli, o inédito Selo Ouro e, agora, partiremos para busca do Selo Diamante que será sinal de nossa excelência na prestação jurisdicional a serviço da população”, afirmou, lembrando o compromisso com a melhoria de condições de trabalho dos servidores do Judiciário.

Perfil do presidente

Yedo Simões de Oliveira é formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufan) e pós-graduado em Gestão de Tribunais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ingressou na magistratura em 1979, e, ao longo da carreira, atuou como juiz de diversas Comarcas, de Varas de Fazenda Pública e Execuções Criminais, assim como juiz eleitoral.