Notícias | 11 de fevereiro de 2011 13:58

Novo ministro do STF é oriundo do TJ do Rio

Indicado pela presidente Dilma Rousseff e aprovado pelo Plenário do Senado Federal para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux, que é oriundo do Tribunal de Justiça do Rio, destacou que a aprovação do seu nome representa uma forma de valorização da magistratura. “Achei que houve certa generosidade do Senado Federal, em razão de eu ter sido juiz de carreira, em valorizar aquele que se dedicou à nação e à causa pública durante tantos anos”, afirmou durante a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O ministro Luiz Fux ingressou na Magistratura fluminense após ser aprovado em primeiro lugar no concurso de provas e títulos realizado em 1982 quando foi nomeado juiz de Direito de 1ª Entrância com exercício na 4ª Vara Criminal de Niterói. Em 1984 foi elevado ao cargo de 25º juiz de Direito de 2ª Entrância e, em 1987, ao cargo de juiz de Direito de Entrância Especial da 9ª Vara Cível da Capital.

Durante sua passagem pelo Poder Judiciário do Estado do Rio, o magistrado integrou também a Comissão de Reformulação das Normas de Competência do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio e a Comissão Estadual dos Juizados Especiais e Adjuntos Cíveis e Criminais, além de ter atuado como juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça. Em 1997, Fux foi promovido ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada Cível e, no ano seguinte, passou a desembargador do TJRJ. Em 2001, deixou a Justiça estadual para tomar posse como ministro do STJ.

A 11ª vaga do STF a ser ocupada pelo ministro Luiz Fux foi aberta em agosto com a aposentadoria do ministro Eros Grau.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro