AMAERJ | 05 de fevereiro de 2018 11:59

Nova diretoria da AMAB toma posse

Renata Gil e Elbia Rosane Araújo | Foto: Gilberto Júnior

A presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, participou da posse da juíza Elbia Rosane Araújo, como presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) para o biênio 2018-2019. A entidade reúne cerca de 800 juízes e desembargadores do TJ-BA. A solenidade foi no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, neste sábado (3) e contou com a presença do novo presidente do Tribunal, desembargador Gesivaldo Britto.

Leia também: TRE-RJ consulta governo sobre necessidade de convocação de forças federais de segurança
Ministro Fux toma posse no TSE em 6 de fevereiro
‘É inadmissível e inaceitável desacatar a Justiça’, diz Cármen em abertura do ano Judiciário

“O Poder Judiciário é o instrumento garantidor do direito do cidadão. Por isso, é fundamental que nós, magistrados, estejamos cada vez mais próximos da população. É importante que o corpo social reconheça o papel do juiz e as dificuldades que este enfrenta diariamente”, afirmou a magistrada em seu discurso.

Ela ressaltou que a valorização da atividade passa pela garantia de uma estrutura adequada e de ferramentas que possibilitem o bom andamento no exercício da profissão.

O ex-presidente da AMAB, juiz Freddy Pitta Lima, afirmou que o Judiciário proporciona a harmonia necessária entre os três poderes, garantindo o cumprimento das leis e a solidez do Estado Democrático de Direito. “Os juízes, como aplicadores da lei, têm um papel importante neste processo, ao atuar em prol da pacificação e da garantia dos valores sociais. Em seu trabalho, em geral anônimo e diuturno, estará sempre a serviço da verdade e do bem comum”, concluiu.

Histórico

Titular da Vara Criminal na comarca de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, a juíza Elbia Araújo ingressou na magistratura em 1999. Sua primeira titularidade foi na comarca de Acajutiba, com passagens por Terra Nova e Coração de Maria. Também foi juíza auxiliar nas cidades de Cipó, Camaçari e Lauro de Freitas. Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), é pós-graduada em Direito e Magistratura, em Direito Eleitoral e em Ciências Criminais.

Também foram empossados no Conselho Deliberativo os magistrados Rita Ramos, Newcy Paixão Cunha, Andréa Tourinho Araújo, Eduardo Barreto, Eduardo Padilha, Wander Cleuber Lopes, Roberto Costa de Freitas Júnior, Horácio Pinheiro e Ananias Freire. Já o Conselho Fiscal será composto pelos magistrados Icaro Almeida Matos, Paulo Cesar Bandeira de Melo Jorge, Lina Falcão, Maria Helena Lordelo e João Pinheiro.

Foto: Gilberto Júnior

(Com informações da AMAB)