Notícias | 12 de novembro de 2012 12:30

Nota de falecimento: desembargador Alyrio Cavallieri

A Amaerj comunica, com pesar, o falecimento do desembargador Alyrio Cavallieri, aos 91 anos. Segundo o presidente da Associação, Cláudio dell’Orto, “perde a magistratura e a jurisdição da Infância e da Juventude um grande estudioso”. O sepultamento foi realizado no dia 13.

O magistrado estava internado desde setembro, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul da cidade, para a retirada de um tumor do intestino. Cavallieri faleceu às 3h12 desta segunda-feira (12) de insuficiência respiratória, segundo informações do hospital.

Segundo a filha Leila Cavallieri, o desembargador chegou a ser operado no dia 12 de setembro. A cirurgia para retirada do tumor correu bem. Uma semana depois, quando ele estava prestes a ter alta hospitalar, contraiu uma pneumonia, o que agravou muito seu estado de saúde.

Graças ao seu prestígio político, Cavallieri conseguiu com o governo do estado a criação do prédio onde até hoje funciona o Juizado da Infância e da Adolescência, no Centro do Rio. Durante 12 anos foi juiz de menores até se aposentar, aos 70 anos. Ele acreditava que as crianças deveriam ser preservadas e por isso não deveriam frequentar o prédio do Tribunal de Justiça.

Mineiro de Itabirito, Cavallieri veio para o Rio estudar Direito. E aqui ficou depois que se apaixonou por Taís, com quem casou. Ele deixa três filhos e cinco netas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do G1