Notícias | 15 de agosto de 2011 16:15

Nota da AJURIS – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul

A AJURIS – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – vem manifestar seu pesar pela morte da magistrada Patrícia Lourival Acioli, executada na noite de ontem (11/8) quando retornava a sua residência.

Embora o nome da Dra. Patrícia Acioli constasse de uma lista de pessoas ameaçadas de morte pelo crime organizado, em razão de sua atuação firme no julgamento de ações de grupos de extermínio, isso não foi suficiente para lhe assegurar uma proteção eficaz, motivo pelo qual tornou-se ela própria vítima das ações desses grupos.

Desse modo, passa a integrar uma lista crescente de magistrados brasileiros vitimados em razão da sua jurisdição, num país em que é mínima a preocupação em proteger aqueles que heroicamente se dispõem a enfrentar o crime organizado.

Apresenta a AJURIS a homenagem de todos os magistrados do Rio Grande do Sul à Dra. Patrícia Lourival Acioli, ao mesmo tempo em que torna pública a profunda preocupação com a segurança dos magistrados que são ameaçados em razão de sua atividade jurisdicional, fato que exige uma atenção especial dos Tribunais e uma resposta eficaz do Estado para a sua proteção.

João Ricardo dos Santos Costa

Presidente da AJURIS