AMAERJ | 21 de abril de 2018 19:04

No Dia de Tiradentes a AMAERJ lembra o patrono das polícias Civil e Militar

Neste 21 de abril, a AMAERJ saúda as polícias Civil e Militar cujo patrono é Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Principal ícone da Inconfidência Mineira, ele é símbolo da luta brasileira pela Independência de Portugal, e também patrono das polícias Civil e Militar. Por isso, celebramos, ainda, a atuação de ambas as forças de segurança.

Importante ativista político do período pré-Independência, atuou na 6ª
Companhia de Dragões de Minas Gerais. Transformado em mártir por republicanos que queriam criar uma nova identidade brasileira, Tiradentes tem o nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 1992.

As polícias Civil e Militar são herdeiras dos ideais de Tiradentes. A Civil é responsável pela investigação de crimes, pela reunião de provas para identificação dos autores dos crimes. Já os policiais militares atuam no policiamento ostensivo das ruas dos estados em que atuam, assim como com ações de inteligência para combater os crimes previstos no Código Penal.

A AMAERJ celebra ainda a integração do Poder Judiciário e as forças de segurança fluminense em prol da garantia da ordem e da segurança dos cidadãos do Estado.