Notícias | 09 de março de 2012 14:58

Museu da Justiça realiza visita para jovens do projeto “Rio também sou Adolescente”

O Antigo Palácio da Justiça recebeu na visita guiada por educadores ao Museu da Justiça, da última quarta-feira, dia 7, jovens do projeto “Rio também sou Adolescente”, promovido pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, que tem como objetivo integrar adolescentes abrigadas ou inseridas em projetos sociais da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a diretora da Divisão de Planejamento e Coordenação de Projetos da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Lídia Assumpção, o projeto, idealizado pela juíza titular da vara, Ivone Ferreira Caetano, procura levar as meninas a vários eventos culturais e educativos, mostrando-lhes outra realidade e inserindo-as, assim, em um novo contexto social.

“Este ano já fomos ao Pão de Açúcar. E hoje, estamos aqui no Museu, através desta visita guiada. É muito importante que elas vivenciem uma realidade diferente da que estão acostumadas. Vivenciem também o que aprendem na escola, nas aulas de história. O prédio é muito bonito e as informações da guia foram ótimas. Creio que elas aprenderam muito hoje sobre a justiça do nosso estado, a do passado e a atual. Pretendemos, com certeza, trazer outras meninas às visitações”, disse.

Isabella dos Santos, 15 anos, ficou encantada com a visita ao Antigo Palácio da Justiça. “Achei interessante ter vindo aqui hoje, porque, como somos o futuro, o amanhã, é importante que a gente conheça de perto as coisas que aconteceram no passado. E o museu é um patrimônio histórico. Adorei também a arquitetura do prédio, enfim, valeu ter vindo a um lugar especial”, comentou.

A primeira edição do projeto “Rio também sou Adolescente” ocorreu em 2005, quando, em comemoração aos 15 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ofereceu-se um baile de debutantes a 15 adolescentes. Desde então, esse projeto vem sendo realizado anualmente, agraciando o número de jovens correspondente aos anos de existência do ECA.

As visitas mediadas, com entrada gratuita, fazem parte do “Projeto Memória do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro” e são administradas pelo Museu da Justiça, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 – Centro – Rio de Janeiro – RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça. Mais informações, no site http://www.tjrj.jus.br/, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.

Fonte: TJ-RJ