AMAERJ | 19 de março de 2019 15:37

Missa de um ano da morte de Maria Collares será rezada neste sábado

Desembargadora Maria Collares | Foto: EMERJ

A missa de um ano de falecimento da desembargadora aposentada Maria Collares será neste sábado (23), às 16h, na Igreja Porciúncula de Santana (Av. Roberto Silveira, 265 – Icaraí, Niterói). A magistrada morreu aos 84 anos.

Maria Collares Felipe da Conceição foi a primeira presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) e se notabilizou pela defesa das causas ambientais.

No Fórum Permanente, Maria Collares promovia palestras e debates reafirmando seu compromisso com o meio ambiente. “É uma dedicação sem fim. Não vou parar enquanto estiver viva”, disse em um evento. A desembargadora se despediu da presidência do Fórum em abril de 2017. Na ocasião, ela deixou uma mensagem de agradecimento.

“Nos últimos dez anos, vi crescer esse filho: o Fórum Permanente de Direito do Ambiente. E, como tudo na vida, chegou a hora de passar o bastão. Tenho certeza de que ele ficará em excelentes mãos e que continuará a produzir bons frutos. Pena não poder estar aqui, mas meu pensamento e meu coração estão! Muito obrigada por tudo!”, disse.

Maria Collares nasceu em Minas Gerais. Era graduada em Direito (1969) e mestre em Ciências Ambiental (2000) pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Atuou como defensora pública por quatro anos e foi aprovada para a magistratura fluminense em 1976. A desembargadora lecionou na Universidade Candido Mendes e na EMERJ.

Leia também: Justiça Criminal será debatida no 3º Encontro do Fonajuc
No TJ-AM, Renata Gil trata da Reforma da Previdência e autonomia do Judiciário
Ministros do STF participam de homenagem a Pinheiro Carneiro