Notícias | 26 de setembro de 2016 20:58

Missa de sétimo dia do desembargador José Joaquim da Fonseca Passos será no Palácio Guanabara

fonseca-presidente-amarf

Será nesta quarta-feira (28), às 10h30, a missa de sétimo dia do desembargador José Joaquim da Fonseca Passos, na Capela de Santa Teresinha, no Palácio Guanabara (Rua Pinheiro Machado, s/n, Laranjeiras).

Viúvo da professora Maria Nilza, José Joaquim tinha 97 anos, era pai do desembargador Carlos Eduardo da Rosa da Fonseca Passos, da 18ª Câmara Cível do TJ-RJ, da defensora pública Regina Maria da Fonseca Passos Bittencourt e de Maria Lúcia.

José Joaquim da Fonseca Passos teve uma rica atividade profissional e associativa e marcou história no Judiciário fluminense. Foi o 13º presidente da AMARJ (Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro), no biênio 1980-1981. A entidade se uniria na década seguinte com a AMAF (Associação dos Magistrados Fluminenses) para criar a atual AMAERJ.

Fonseca Passos se formou pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (hoje UFRJ) e ingressou na magistratura em 1960, como juiz-substituto do Estado da Guanabara. Foi também juiz eleitoral de 1963 a 1974. Após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, assumiu a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde ficou até 1979. No mesmo ano, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça. Tornou-se presidente do TRE-RJ, em 1985, e permaneceu no cargo até a aposentadoria, em 89.