AMAERJ | 11 de junho de 2019 13:06

Ministros debaterão temas da magistratura na EMERJ

O perfil do magistrado, o sistema de Justiça, a fundamentação das decisões judiciais e o relacionamento do Judiciário com a mídia serão debatidos no seminário “A Magistratura que Queremos”, em 17 de junho (segunda-feira), das 10h às 17h, na EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Os ministros Luiz Fux (vice-presidente do Supremo Tribunal Federal), Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha (Superior Tribunal de Justiça) participarão do encontro.

A conferência magna será proferida pelo professor norte-americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law. Ele apresentará seus estudos sobre o sistema de Justiça.

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, e os sociólogos e autores da pesquisa “Quem somos. A Magistratura que Queremos” Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos apresentarão os resultados que traçam o perfil do juiz.

Leia também: Renata Gil destaca importância do aperfeiçoamento dos juízes
CNJ, associações e escolas de magistratura sugerem mudanças na seleção de juízes
Magistrados se reúnem na Itália para curso sobre a Máfia

O jurista Lenio Streck será o palestrante do painel “Fundamentações das Decisões Judiciais e os Precedentes”. A relação entre a Justiça e a imprensa será discutida pelos jornalistas convidados Heraldo Pereira e Carolina Brígido, no painel “O Judiciário e a Mídia”. O professor da Universidade de São Paulo (USP) Tércio Sampaio Ferraz Junior falará sobre “O Magistrado, o Direito e o Sistema de Justiça”.

Também participarão das palestras o professor e advogado Sérgio Bermudes; a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; e o diretor da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.

O seminário contará ainda com a presença do presidente do TJ-RJ, Claudio de Mello Tavares; do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Jayme de Oliveira; e do presidente do Conselho federal da OAB, Felipe Santa Cruz.

O evento acontecerá no Auditório Antonio Carlos Amorim (Rua Dom Manuel, s/nº, 4º andar, Centro do Rio de Janeiro). Inscreva-se aqui. Veja abaixo a programação completa:

(Com informações da EMERJ)