Notícias | 23 de agosto de 2011 15:29

Ministro do STJ coordenará curso da ENM nos EUA

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (22), em Brasília, o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, convidou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sidnei Beneti, para coordenar curso de capacitação de magistrados, em parceria com a Fordham University The School of Law, sediada em Nova Iorque. O encontro aconteceu na sede da AMB, em Brasília, com a presença do presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Heraldo de Oliveira Silva, do TJSP.

O programa de capacitação para juízes deverá entrar no calendário de atividades da ENM para 2012 e, segundo Beneti, o convênio poderá trazer grandes benefícios para os magistrados brasileiros. “Há vários focos possíveis que podemos trazer para o Brasil. É muito importante que o sistema brasileiro se instrua e conheça o que se passa com os sistemas que funcionam. O sistema norte-americano de Justiça funciona, assim como todo o sistema anglo-americano. Na reunião de hoje, discuti com Bacellar quais seriam as abordagens mais interessantes para o nosso curso”, relatou Sidnei Beneti.

A proposta do curso é que os juízes brasileiros conheçam o sistema judicial norte-americano, principalmente com relação aos Juizados Especiais Cíveis, bem como as técnicas utilizadas naquele país para mediação de conflitos e o funcionamento dos Tribunais. “Precisamos salvar os Juizados Especiais Cíveis e dar a eles mais efetividade. O Direito norte-americano pode nos ajudar com muitas informações sobre esse tema”, avaliou o ministro do STJ, que já presidiu a ENM.

Para Bacellar, a escolha de Beneti para coordenação do evento deve-se ao fato de que ele é um dos maiores incentivadores das atividades de formação e aperfeiçoamento de magistrados no país. “Sempre tenho dito que, para nós, juízes brasileiros, o ministro representa uma luz inicial na carreira de muitos magistrados. Ele nos traz a atividade prática de maneira clara, precisa e técnica, por meio de sua obra jurídica. As ideias e as inovações propostas por Beneti sempre são bem-vindas”, justificou.

Na última semana, o diretor-presidente da ENM encaminhou à Fordham University uma sugestão de programa com alguns temas que deverão ser abordados e discutidos por juízes brasileiros e norte-americanos no curso, previsto para acontecer em fevereiro do próximo ano, nos Estados Unidos.

Fonte: AMB