AMAERJ | 15 de agosto de 2016 19:08

‘Ministra Cármen Lúcia inspira os magistrados’, afirma Renata Gil à Folha de S.Paulo

carmen lucia

O que o mundo jurídico espera da futura presidente do STF, Cármen Lúcia? Essa foi a pergunta feita pela Folha de S.Paulo (Blog do Fred) para mais de 40 personalidades do Direito. Para a presidente da AMAERJ, Renata Gil, a magistratura confia na liderança da ministra e no seu firme propósito de garantir a independência do Judiciário, “em um momento em que as crises política e financeira do Estado brasileiro são argumentos para o decote de garantias e prerrogativas constitucionais”.

“A ministra Cármen Lúcia inspira os magistrados. Seu pensamento transformador transborda das decisões, como se viu nos votos dos casos sobre aborto de feto anencéfalo, união homoafetiva e na Operação Lava Jato. Ela fará a diferença como chefe do Poder Judiciário e terá o apoio irrestrito dos milhares de juízes brasileiros”, disse Renata.

O juiz federal Sergio Moro diz que Cármen Lúcia tem excelente reputação e lembra que ela, como relatora, rompeu a tradição de impunidade no Legislativo quando julgou e condenou à prisão o ex-deputado federal Natan Donadon por desvio de dinheiro público.

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima traduz a visão da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e menciona como uma das características da ministra a sensibilidade para a realização da Justiça, especialmente contra a corrupção.

Leia aqui a reportagem completa.