Notícias | 04 de setembro de 2017 17:00

Matheus Marques, de 14 anos, vence mais uma etapa da luta contra a leucemia mieloide aguda


Matheus Marques, de 14 nos, saiu vitorioso em mais uma etapa na luta contra a leucemia mieloide aguda, tipo de câncer que atinge o sangue e a medula óssea. Nesta segunda-feira (4), o adolescente recebeu alta do Hospital Samaritano, em São Paulo, onde em junho passou por cirurgia de transplante de medula.

Em imagem transmitida pelas redes sociais, Matheus e os pais agradecem a todos os que rezaram pela sucesso do transplante e torceram por sua recuperação.

“Estou muito feliz. Quero agradecer a todos pelas orações”, diz Matheus na imagem veiculada pelo Youtube.

Rosanei Rezende conta que o filho ainda precisará comparecer ao hospital de três em três dias, para acompanhamento médico e aplicação de medicamentos.

A família mora em Resende (RJ). Matheus passou oito meses hospitalizado, inicialmente em Campinas (SP) e os últimos três meses no Samaritano.

O doador para a cirurgia foi Gabriel Marques, de 12 anos, irmão mais novo de Matheus. Após exames de compatibilidade realizados pela Universidade de Campinas (Unicamp), descobriu-se que Gabriel, 12 anos, era um doador compatível.

Como o doador tem menos de 18 anos, o transplante necessitou de autorização judicial, dada pelo juiz Marvin Moreira (1ª Vara Cível de Resende e presidente da AMAERJ Volta Redonda).

Uma página criada no Facebook, usada para atualizar o estado de saúde do menino e arrecadar fundos, já conta com 46 mil curtidas. Com a hashtag “Força Matheus”, personalidades do mundo artístico e esportivo abraçaram a causa e enviaram vídeos motivacionais de apoio e força. Entre eles, o apresentador de TV Luciano Huck e o jogador de futebol Alexandre Pato.

O trabalho célere da Justiça em casos como este é decisivo, por ser a doença muito agressiva, e o tempo, primordial. “Todo magistrado deve lembrar que, por trás do papel, existe uma vida. É um caso muito difícil, tenho uma filha da mesma idade. Fiquei muito feliz em poder ajudar, imagino o sofrimento que a família vem passando”, disse Marvin.

Com sessões de quimioterapia e radioterapia, o tratamento começou em seguida ao diagnóstico da doença. A resposta não foi satisfatória. Os médicos concluíram que a única chance de sobrevivência de Matheus seria o transplante.