Notícias | 13 de julho de 2012 13:58

Magistrados recebem estudantes de Irajá no Juristur

Alunos da Escola Municipal Mário Paulo de Brito, de Irajá, participaram do Juristur/Conhecendo o Judiciário na tarde de ontem (12). Os magistrados Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal da Capital, Ricardo Starling, diretor de Desportos da Amaerj, e seis novos juízes do TJ-RJ recepcionaram os 40 estudantes, do ensino fundamental. Os magistrados explicaram o funcionamento do Judiciário fluminense e aconselharam os alunos.

O juiz Joel Pereira falou um pouco sobre o Juristur, agradeceu a Secretaria Municipal de Educação e a Fetranspor, parceiros do programa, e se disse feliz em recepcionar os estudantes. O desembargador Siro Darlan apresentou a Justiça aos alunos. “O que faz o juiz? Para que serve o Judiciário? É isso que vamos mostrar a vocês. Depois, queremos a opinião de cada um, vocês farão uma redação falando o que gostaram e não gostaram da visita. Dependemos de vocês para aperfeiçoar a Justiça”.

| Galeria de Fotos

O juiz Ricardo Starling ressaltou a importância dos estudos. “Nós chegamos até aqui porque estudamos muito e vocês também podem. Não precisa ficar sem sair, sem praticar esporte. Diversão também faz parte da vida. Mas, não se esqueçam de se dedicar também aos estudos, é através deles que vocês consiguirão melhorar de vida. Aproveitem a visita, esse é um dos melhores projetos da Justiça”.

Em seguida, os estudantes conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela educadora Teresinha Sousa, do Museu da Justiça. O grupo ainda realizou um Júri Simulado e passou por uma Câmara Criminal e pelo novo Tribunal Pleno do TJ-RJ. A visita terminou com um lanche. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj