AMAERJ | 23 de novembro de 2018 15:48

‘Magistrados merecem ser reconhecidos’, afirma Luiz Fux

Vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luiz Fux fez a palestra de encerramento do 44º Fonaje (Fórum Nacional dos Juizados Especiais) nesta sexta-feira (23), no TJ-RJ. Ele destacou o trabalho em defesa da magistratura. “A sociedade não conhece a solidão do juiz na hora de decidir o destino de uma vida humana. É por isso que eu luto pelos nobilíssimos interesses do Judiciário. Nós guardamos a vida e a esperança das pessoas, então merecemos ser reconhecidos. Por isso eu luto incessantemente para que todos nós tenhamos uma vida digna”, disse.

A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, ressaltou a atuação de Fux. “Faço questão de reconhecer todo o esforço do ministro em Brasília, um grande defensor da magistratura, que tem sido um incansável lutador pela manutenção dos nossos direitos e prerrogativas.”

Leia também: ‘Sociedade quer segurança jurídica’, afirma ministro Saldanha
Juízes de diferentes Estados conhecem a AMAERJ
‘Novo garantismo é um desvirtuamento ideológico’, diz Alexandre de Moraes

“Ele acredita no Estado Democrático de Direito, no Judiciário e na força das instituições. Não poderia deixar de fazer este registro diante dos colegas de todo o Brasil, que são responsáveis pelo processo de efetividade da Justiça brasileira e produtividade do Judiciário”, destacou Renata Gil.

Na palestra, Luiz Fux definiu os Juizados Especiais como a porta de acesso da população carente ao Judiciário, em razão da eficiência e rapidez no julgamento das ações com baixo custo para os autores.

“Os Juizados Especiais aplicam o postulado da eficiência, com processos e linguagem simples, permitindo o fácil acesso ao público e, com isso, praticando o princípio da igualdade”, afirmou.

Em três dias, o Fonaje reuniu magistrados de todo o país para um debate sobre “A Judicialização das Relações Sociais”. Também participaram do encerramento os desembargadores Milton Fernandes (presidente do TJ-RJ), Ricardo Rodrigues Cardozo (diretor-geral da EMERJ) e Joaquim Domingos (presidente da Cojes), o juiz Aiston Henrique de Souza (presidente eleito do Fonaje) e Tiago Salles (Instituto de Justiça e Cidadania).

A próxima edição do Fonaje será no Acre.

(Com informações do TJ-RJ)