Justiça Eleitoral | 05 de abril de 2019 16:58

Magistrados do TRE-RJ participam de encontro em Brasília

Membros do TRE-RJ e a presidente do TSE | Foto: Divulgação

O presidente do TRE-RJ, Carlos Santos de Oliveira, participou da abertura do 8º Eneje (Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais), nesta quinta-feira (4), em Brasília. Também estiveram presentes a diretora da EJE-RJ (Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro), Cristiane Frota, e a juíza da 22ª Zona Eleitoral (Irajá) Glória Heloíza Lima da Silva.

Realizada na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a cerimônia teve início com palestra da presidente da Corte, Rosa Weber. Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin participaram da solenidade.

Leia também: Magistratura fluminense participa do Fonajuc em São Paulo
‘Magistratura é uma atividade de risco’, diz Renata Gil
Para Moraes, Justiça Criminal deve ser tratada com prioridade

O Eneje reúne diretores das escolas judiciárias de todo o Brasil para debater ações, fortalecer o diálogo, compartilhar conhecimentos e estimular a troca de experiências entre as EJEs. Haverá palestras com ministros e debates sobre direito eleitoral e cidadania.

Segundo Rosa Weber, mais do que um instrumento de formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, as escolas judiciárias atuam na construção de redes de formação capazes de fomentar a educação para a cidadania política da sociedade brasileira.

Rosa Weber ressaltou que o Eneje é uma rica oportunidade para que a Justiça Eleitoral identifique desafios, debata propostas e ouse trilhar caminhos novos, com foco na construção de uma cultura cidadã. “Tudo inicia e tudo passa pela educação. É a educação que oportuniza o avanço civilizatório que todos almejamos”, enfatizou.

Os temas em pauta são “Pacto pela Democracia do Sistema EJE”, “Diálogo sobre a Formação em Direito Eleitoral”, “Diálogo sobre Cidadania”, “Utilização de Metodologias ativas em ações de educação para cidadania” e “Reunião Pedagógica de Coordenadores de EJEs”.

Fontes: TRE-RJ e TSE