Notícias | 01 de junho de 2011 15:59

Diretor da Amaerj participa de encontro inédito de magistrados com presidente do STF

O diretor do Departamento de Acompanhamento Parlamentar da Amaerj, juiz Ricardo Starling, participou ontem do encontro que reuniu o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, com a diretoria da AMB, os presidentes e representantes das 36 Associações filiadas e presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados. Os principais temas de interesse da magistratura e o futuro do Judiciário foram tratados durante o encontro que aconteceu no Salão Branco, no edifício-sede do Supremo Tribunal Federal.

“Como o próprio ministro Peluso afirmou, esse encontro foi um marco para magistratura nacional”, destacou o juiz Starling. De acordo com ele, “os juízes estaduais , federais e do trabalho deixaram de lado as diferenças e se uniram em uma verdadeira manifestação de apoio à luta por uma magistratura independente e capaz de prestar a jurisdição de forma célere e efetiva”.

Ainda segundo o diretor da Amaerj, o apoio à sugestão de emenda do presidente do STF “demonstra que a magistratura é a maior insatisfeita com as críticas decorrentes da morosidade na prestação jurisdicional. A PEC para acabar com os recursos especial e extraordinário prestigia a independência dos tribunais estaduais e impõe maior celeridade e efetividade nas garantias dos direitos de todo cidadão”.

Para o magistrado, o encontro demonstrou também a confiança da magistratura no chefe do Poder Judiciário na condução da discussão política, a fim de resgatar para os juízes as perdas salariais decorrentes da inflação, além do adicional por tempo de serviço e da aposentadoria integral.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMB e Assessoria de Imprensa da Amaerj