AMAERJ | 04 de maio de 2018 14:57

Luis Felipe Salomão e Gustavo Grandinetti lançam livros no Rio

A AMAERJ convida a todos os associados para os coquetéis de lançamento de dois livros, na segunda-feira (7), no Rio de Janeiro. De autoria do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e do professor Flávio Tartuce (Escola Nacional da Advocacia), “Direito Civil – Diálogos entre a Doutrina e a Jurisprudência” será lançado às 18h, no Foyer do TJ-RJ. Antes, às 17h30, o desembargador aposentado Luis Gustavo Grandinetti lançará “Por trás da venda, crônicas judiciais”, na AMAERJ.

Leia também: Lei de Recuperação Judicial será tema de fórum com ministros e juízes
Presidente do TRE, juízes do Rio e procuradores da Lava-Jato fazem palestra segunda-feira
Ministro Bellizze trata de questões da magistratura na AMAERJ

Direito Civil

Coordenada por Salomão e Tartuce, a obra conta com a participação do ministro Marco Aurélio Bellizze (STJ) e dos desembargadores Sérgio Cavalieri Filho (ex-presidente do TJ-RJ – 2005/2006) e Marco Aurélio Bezerra de Melo (membro do Conselho da AMAERJ).

Disciplina que concentra alguns dos temas mais controvertidos na sociedade contemporânea, como a adequação do sexo dos transexuais, a parentalidade socioafetiva e o direito ao esquecimento, o Direito Civil é campo de profundas interações entre a doutrina e a jurisprudência, em interseção contínua que envolve julgadores e estudiosos do direito privado em todo o País.

Dividido em 15 capítulos, o livro é escrito por 30 magistrados, advogados e professores. Entre os autores, estão os ministros do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi e Moura Ribeiro, além dos ministros aposentados Ruy Rosado e Sidnei Beneti. O Foyer do Tribunal está na Avenida Erasmo Braga, 115, 10º andar, Centro, Rio de Janeiro.

Crônicas judiciais

Após 20 anos de magistratura, Luis Gustavo Grandinetti decidiu colocar no papel as histórias e os bastidores da carreira. “O livro tem crônicas que resultaram do período em que atuei na magistratura. Uma delas aborda os bastidores da marcha da maconha, que eu liberei como juiz do 4º Juizado Especial Criminal, em 2010, dando um habeas corpus a um dos organizadores”, disse o desembargador.

A obra é publicada pela editora Chiado Books, com prefácio do professor Deonísio da Silva, que é escritor e autor da coluna “Sem papas na Língua”, que trata da origem das palavras na rádio Bandnews. O Auditório da AMAERJ está na Rua Dom Manuel, 29, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro.

Grandinetti ingressou na magistratura fluminense em 1992. Foi titular do 4º Juizado Especial Criminal. É pós-doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal, doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde foi professor entre 1985 e 1988, e mestre pela PUC-Rio. Foi também defensor público.