Notícias | 28 de novembro de 2017 10:16

Luciano Rinaldi lança livro sobre CPC no TJ-RJ

Luciano Rinaldi e Milton Fernandes | Foto: Luis Henrique Vicent

O lançamento do livro “Código de Processo Civil de 2015: Recursos, Tutelas Provisórias, Novos Incidentes e Temas Relevantes”, de autoria do desembargador Luciano Rinaldi (7ª Câmara Cível), reuniu nesta segunda-feira (27) magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados e servidores, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O presidente do TJ-RJ, Milton Fernandes, destacou a relevância da obra, que trata de diversas inovações importantes da nova lei processual civil, que completará dois anos de vigência em março de 2018.

“É preciso compreender a nova lei a partir de uma perspectiva conjugando conceitos teóricos e práticos, lembrando que a função da atividade jurisdicional é a solução de conflitos de forma legítima e efetiva. É imprescindível para todos os profissionais de Direito. Para nós do Poder Judiciário, é sempre motivo de alegria ter como autor um desembargador do nosso Tribunal”, disse.

Leia também: No TJ-RJ, 79% das leis questionadas foram julgadas inconstitucionais
Juizados Especiais do TJ-RJ superam meta de produtividade do CNJ

Renata Gil é reeleita presidente da AMAERJ com 685 votos

O desembargador Luciano Rinaldi agradeceu a homenagem ao ser prestigiado pelos colegas durante o evento. Antes da magistratura, foi advogado na área de Direito Comercial. Ele disse estar realizado com a elaboração do livro por ter a visão de quem já esteve dos dois lados, como advogado e magistrado.

“Eu tento oferecer ao leitor uma interpretação de um código que ainda é muito novo, que certamente o tempo vai trazer novas questões, novos desafios. Eu interpreto esse código de uma maneira prospectiva para resolver o problema do volume de processos que temos para julgar atualmente. É um primeiro olhar do código, tentando enfrentar e oferecer caminhos para esses primeiros problemas”, disse o magistrado.

(Com informações do TJ-RJ)