Cultura | 29 de janeiro de 2019 10:23

Livro reúne análises de especialistas em arbitragem no Brasil e na França

Ministro Luis Felipe Salomão é um dos organizadores da obra | Foto: Gustavo Lima/ STJ

Está disponível para download o livro “Brasil e França: a Arbitragem na Visão Comparada”, organizado pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e pelo professor Cesar Cunha Campos. A obra é resultado do seminário “STJ e Corte de Cassação Francesa: a Arbitragem na Visão Comparada”, promovido pela Corte e pela FGV Projetos, em 2017, na capital federal.

O livro é uma compilação de palestras e discussões realizadas no seminário, que reuniu ministros do STJ e membros da Corte de Cassação Francesa num intercâmbio de experiências sobre o uso da arbitragem como solução de conflitos no Brasil e na França.

Leia também: Juiz ganha inscrição para curso nos EUA
TJ-MG cria comitê para assuntos emergenciais
Tribunal do Rio dispensa terno e gravata para advogados

A publicação reúne opiniões dos ministros do STJ João Otávio de Noronha, Nancy Andrighi, Og Fernandes e Isabel Gallotti; dos juízes Jean-Nöel Acquaviva e Patrick Matet, da Corte de Cassação Francesa; e dos advogados Arnoldo Wald e Luiz Olavo Baptista.

Segundo os organizadores, esse trabalho também é um incentivo ao aprofundamento do estudo acerca do papel das instituições judiciárias em cada país.

“O estudo comparado entre jurisprudências, incluindo o caminho e a linha racional trilhados por cada país para alcançá-lo, possui grande valor e impacto no fortalecimento da arbitragem, bem como do próprio Poder Judiciário, cuja missão e dever é garantir a segurança jurídica e a previsibilidade aos cidadãos”, diz o ministro Salomão.

Clique aqui para baixar o livro.

(Com informações do STJ e da AMB)