Notícias | 19 de março de 2012 16:09

Lançamento do livro do ministro Luis Felipe Salomão reúne hoje magistrados e governador do Rio

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e o professor Paulo Penalva Santos (Pós-Graduação em Direito Empresarial da FGV/RJ) lançarão o livro “Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência Teoria e Prática”, hoje, dia 19, às 18h, na sede da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). O coquetel de lançamento tem presença confirmada do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho,  do presidente da Amaerj, desembargador Cláudio dell’Orto, do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Herman Benjamin, Benedito Gonçalves, Cesar Asfor Rocha, Humberto Martins, Isabel Gallotti, João Otávio de Noronha, Jorge Mussi, Marco Aurélio Bellizze e Raul Araújo.

A obra, que é uma coedição do Grupo Gen e editora Forense, traz prefácio do ministro Luiz Fux (STF). Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, autor do livro, a obra reflete o exame dos principais pontos relativos ao direito concursal e falimentar, após seis anos de vigência da Lei de Falências e de Recuperação de Empresas (Lei 11.101/2005) e da Lei Complementar 118/2005, que alterou o Código Tributário Nacional, adaptando-o ao novo sistema de reestruturação de empresas em dificuldades financeiras e econômicas. A obra congrega o exame de temas polêmicos e coloca à disposição modelos e modos de agir indispensáveis para a boa atuação do operador do Direito, seja requerendo, contestando ou decidindo.

Ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o ministro Luis Felipe Salomão foi professor de Direito Empresarial e presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj) no biênio 2002-2003. Já o advogado Paulo Penalva Santos preside atualmente a Comissão de Direito Empresarial do Instituto dos Advogados Brasileiros, além de exercer o cargo de procurador do Estado do Rio de Janeiro.

O auditório da Amaerj fica no 1º andar do antigo Palácio de Justiça, na rua Dom Manuel, 29.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj