Brasil | 30 de novembro de 2017 10:33

Justiça nomeia novo presidente da Oi para conduzir negociações com credores

*O Globo

FOTO: Divulgação

O Conselho de Administração da Oi, liderado pelo empresário Nelson Tanure, foi praticamente afastado do processo de recuperação judicial da tele carioca. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ele também decidiu adiar a Assembleia de Credores, que iria ocorrer na próxima quinta-feira para o dia 19 de dezembro.

Leia também: STF confirma decisão do TJ-RJ sobre fornecimento de remédio para paciente com doença rara
Pela 1ª vez, TJ-RJ usa sistema bifásico para fixar valor de dano moral e estético
Presidente da AMAERJ trata de questões da magistratura no STF

Viana também nomeou o novo presidente da Oi, Eurico Teles, como responsável para conduzir e concluir as negociações com os credores da recuperação judicial, que trata de dívidas de R$ 64 bilhões.

“Nomeio o atual presidente da Grupo Oi, Eurico Teles, como responsável pessoal para conduzir e concluir as negociações com os credores desta recuperação até o dia 12/12/2017, data em que deverá apresentar pessoalmente a este magistrado o plano de recuperação que será objeto de votação na Assembleia Geral de Credores, independentemente de aprovação pelo Conselho de Administração”, destacou o magistrado.

— Com isso, Teles passa a ser o principal interlocutor entre credores e Justiça, podendo tomar a decisão que julgar mais importante para a companhia, sem a necessidade de ter o aval do Conselho — destacou uma fonte a par do processo.

Na decisão, o juiz ainda mandou recado aos acionistas da Oi. “O foco deve estar empresa e não no empresário”, destacou. Viana disse que a negociação precisa ocorrer em um “ambiente estável”.

O magistrado destacou que Hélio Costa e João Vicente Ribeiro, nomeados pelo Conselho em novembro, se abstenham de interferir em decisões relacionadas ao processo de recuperação judicial. “Nesse momento, parece importante resguardar a autonomia e a independência da atual diretoria”, pontuou.

Teles, que assumiu no lugar de Marco Schroeder, na segunda-feira, orientou todos os diretores a manter o ritmo operacional da empresa, como a inauguração nesta quinta-feira do Oito, centro de empreendedorismo e inovação que a companhia montou em Ipanema.

Nesta quarta-feira, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou que a operadora China Mobile manifestou interesse em investir na tele carioca.