terça, 22 de agosto de 2017

AMAERJ | 11 de abril de 2013 17:39

Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel

Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Delicious Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Digg Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Facebook Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Google+ Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Link-a-Gogo Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on LinkedIn Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Pinterest Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on reddit Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on StumbleUpon Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Twitter Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Add to Bookmarks Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Email Share 'Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel' on Print Friendly Whatsapp

O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário recebeu, na última quarta-feira (10), a vista de 39 alunos do 9º ano da Escola Municipal Princesa Isabel, de Santa Cruz. Os magistrados Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal da Capital, recepcionaram os estudantes do ensino fundamental e explicaram o funcionamento do Judiciário fluminense. Ao final da explanação os alunos, que integram o projeto Ginásio Experimental Carioca, da Secretaria Municipal de Educação, tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Justiça no país.

Juristur 013 

Desembargador Siro Darlan e juiz Joel Pereira explicaram o funcionamento do Judiciário fluminense

Em seguida, o colaborador Marcos Aguiar fez uso da palavra, em uma apresentação sobre a luta mundial dos Direitos Humanos, e convidou todos os alunos a participar da 2ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Após a palestra, os jovens conheceram a história e as instalações do antigo Palácio de Justiça, em uma visita guiada pela educadora Teresinha Souza, do Museu da Justiça. A visita seguiu pela Biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), onde os alunos tiveram acesso a documentos históricos.  

Juristur 110

Estudantes visitaram as instalações do antigo Palácio da Justiça 

A terceira parada foi na Seção Criminal do TJ-RJ, presidida pelo desembargador Nametala Machado Jorge. O magistrado saudou a visita dos estudantes e recordou da infância citando o poema “Meus oito anos”, do poeta Casimiro de Abreu. “Oh ! que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida”, exaltou o desembargador Nametala. O desembargador Siro Darlan reforçou a saudação e destacou a importância da presença dos alunos como uma forma de aproximação entre Poder Judiciário e a sociedade, frisando que esta iniciativa cumpre a Meta 4 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Juristur 135

 

Ao final da visita a Amaerj ofereceu um lanche aos estudantes

O responsável pelos estudantes, professor de matemática Nelson Coutinho, que acompanhou a visita, disse que  a iniciativa do Juristur é fundamental  para trazer  perspectiva aos alunos. “Essa iniciativa é fundamental, maravilhosa! A gente, que é de Santa Cruz, tem esse problema gravíssimo. Lá realmente o aluno da escola pública não tem perspectiva, informação, e acredita realmente que as possibilidades  para eles são bem menores, ou até não existem. Mesmo que eles não venham a ser advogados ou juízes, só em conhecer a estrutura política do país, como funcionam os três Poderes, coisas que eles não sabiam, e isso vindo de alguém importante, um desembargador, no caso o Dr. Siro Darlan, é fundamental”, concluiu o docente. A visita terminou com um lanche, oferecido pela Amaerj, aos estudantes. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!