Destaques da Home | 20 de março de 2018 14:28

Juristur leva universitários ao Museu da Justiça e ao TJ-RJ

Palestra do Juiz Joel Pereira

Estudantes da Universidade Candido Mendes conheceram, nesta segunda-feira (19), o Museu da Justiça e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A iniciativa faz parte do Juristur, programa da AMAERJ que tem o objetivo de apresentar a alunos de ensino médio e estudantes de Direito um pouco do Sistema Judiciário no Brasil.

Leia também: ‘Não há razões para isso’, diz Cármen Lúcia sobre STF voltar a julgar prisão após condenação em 2ª instância

Revista Emerj homenageia desembargador José Carlos Barbosa Moreira

‘Temos a obrigação de preservar os processos ecológicos essenciais’, diz Elton Leme

No Museu da Justiça, os alunos aprenderam como funcionam os tribunais do Júri e Pleno. Receberam, ainda, informações sobre como atuam advogados, juízes, promotores, réus, testemunhas e jurados, em uma simulação de julgamento, no qual os alunos escolheram suas funções no tribunal e puderam exercer diversos papéis que almejam para suas carreiras.

Os estudantes assistiram à palestra com o coordenador do Juristur, juiz Joel Pereira dos Santos, sobre a história do Sistema Judiciário carioca. Foram citadas a mudança da capital do Rio para Brasília e o período da ditadura militar, até chegar ao modelo hoje em exercício.

Estudantes no Juristur

O universitário Pedro Bravo, de 25 anos, do 6° período, elogiou o Juristur. “Foi muito bacana, conhecer a história do sistema jurídico. Conhecer um tribunal em que se passaram tantos casos importantes foi muito bom, ainda mais participando da dinâmica, o que clareou tudo o que aprendi na faculdade”.

Na visita ao TJ-RJ, os alunos presenciaram o debate de desembargadores no Órgão Especial sobre um caso em apreciação. “Eu sempre tive curiosidade. Já havia visto algo parecido no estágio na Defensoria Público. Mas assistir ao vivo foi ótimo”, disse o estudante.