Destaques da Home 2 | 26 de maio de 2017 09:06

Juízas do Rio são premiadas por contribuir no resgate de adolescentes em conflito com a lei

A juíza Lucia Glioche com estatueta de cerâmica negra confeccionada pelas ‘Mães da Favela da Maré’

As juízas Lucia Glioche (titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da Comarca da Capital) e Raquel Chrispino (titular da 1ª Vara de Família de São João de Meriti) receberam, nesta quinta-feira (25), o 2º Prêmio Oscar Socioeducativo “Guri”, no Museu do Amanhã. Elas foram homenageadas por terem contribuído para o resgate de jovens em conflito com a lei dentro do Sistema Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas).

A premiação é promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e pelo Degase. A juíza Lucia Glioche considera que a importância do prêmio é auxiliar de algum modo na socialização de adolescentes nessas circunstâncias. Segundo a magistrada, o fato de proporcionar a segurança e a certeza a esses jovens de que eles terão uma audiência de reavaliação na presença de um juiz, que os escutará, acalma os ânimos da internação e fomenta a esperança deles de que não estão “esquecidos”.

“O prêmio significa o reconhecimento pelo esforço de todos de minha vara – que é uma vara nova no Estado, criada em agosto de 2015 – para que eles tenham a segurança de que serão reavaliados no prazo legal (6 meses – o que não acontecia) e de que poderão estar na presença de um magistrado para relatar a vivencia da internação, pois serão ouvidos”, ressalta.

Para o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, “o prêmio reconhece a atuação de pessoas que desenvolveram seu trabalho além de suas atividades profissionais, doando tempo e amor para dar oportunidades a esses adolescentes”.

Os premiados receberam uma estatueta de cerâmica negra confeccionada pelas “Mães da Favela da Maré”. O diretor do Degase, Alexandre Azevedo de Jesus, destacou a importância da premiação. “Vocês, que ganharam os prêmios, são importantes para nós, que representamos o poder público, e imprescindíveis aos adolescentes.”

Confira todos os premiados:

Instituições
1) Organização das Nações Unidas (ONU)
2) Museu do Amanhã
3) Escolinha de Basquete do Flamengo
4) Convenção Batista Carioca

Pessoas
1) André Trigueiro (Jornalista)
2) Danilo Vieira (Jornalista)
3) Carla Pereira (Associação de Mulheres da Ilha do Governador – Amuig)
4) Cesar Bernardo (Faetec)
5) Daniella Sholl (Jornalista Alerj)
6) Flávio Canto (Judoca – Presidente do Instituto Reação)
7) Gabriel de Faro (Atados – Plataforma Social para Voluntários)
8) Ivo Gastaldoni (Executivo da Nacional Gás)
9) Janaína Vaz Candela Pagan (Promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude Infracional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro)
10) Karolina Mendez (Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude)
11) Leandro Cruz Fróes da Silva (Secretário Nacional de Esporte do Ministério dos Esportes)
12) Lucia Glioche (Juíza Titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da Comarca da Capital)
13) Luiz Inácio Araripe Marinho (Defensor Público da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente)
14) Marcelo Trevizani (Executivo da ArcelorMittal)
15) Marcus Vinícius Bittencourt (Cedae)
16) Maria Lucia Jardim (Presidente do RioSolidario)
17) Pedro Rego Monteiro (Instituto Faz Esporte)
18) Ramon de Farias Santos (Auditor do Ministério do Trabalho)
19) Raquel S. Pereira Chrispino (Juíza do Tribunal de Justiça e Coordenadora das Varas de Infância e Juventude no Estado do Rio de Janeiro)
20) Renato Lisboa (Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro)
21) Rogério Pacheco Alves (Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital)
22) Rogério Santos (Auditor do Ministério do Trabalho)
23) Toz (Artista e grafiteiro)

(Com informações e fotos do TJ-RJ)