Destaques da Home | 18 de dezembro de 2017 10:56

Juizado Especial do Torcedor analisa imagens da violência na final da Copa Sul-Americana

FOTO: Reprodução Fantástico/TV Globo

A violência e confusão generalizadas vistas na última quarta-feira (13) durante a final da Copa Sul-Americana entre Flamengo e Independiente, da Argentina, foram tema de reportagem do Fantástico neste domingo (17). O noticiário obteve imagens exclusivas do interior do Maracanã analisadas por técnicos para o Juizado Especial do Torcedor que mostram a invasão ao estádio.

Leia também: Juízes e membros do MP tratam do projeto ‘Morte Zero’
Enfam adia início de nova regra de cursos para movimentação de magistrados
AMAERJ sedia festa de Natal para 70 crianças carentes na Sede Campestre

“A polícia fez a contenção com bombas, para dissipar [a torcida]. Mas era uma contenção de massa. E quem é que se prejudica com isso tudo? Todo mundo. O torcedor, o clube… Todos são prejudicados”, disse o juiz do Juizado Especial do Torcedor, Mario Olinto.

Nas imagens é possível ver torcedores destruindo grades, jogando bombas e roubando bares dentro do estádio. A Polícia Militar agiu com cacetetes, bombas de gás lacrimogêneo, gás de pimenta e balas de borracha. Crianças e cadeirantes ficaram no meio da confusão. Pelos cálculos da PM, 8 mil pessoas invadiram o Maracanã.

Márcia Sales, coordenadora de plantões do Juizado, que fica dentro do estádio, ficou no meio da briga de torcedores. “[Esta foi a] Primeira vez [que vejo uma confusão com essas proporções]. Nunca vi. E teve um momento que eu fiquei com medo realmente”, contou.

Os torcedores serão identificados a partir das imagens e, posteriormente, indiciados criminalmente por suas condutas. “Esperamos identificar por imagens, no âmbito criminal, as pessoas que participaram dessas cenas de selvageria extrema que colocou em risco milhares de outras pessoas que foram com famílias ao estádio para assistir ao jogo. Elas serão punidas na forma da lei criminal”, afirmou o promotor do Grupo de Atuação de Defesa do Torcedor MP-RJ, Luiz Antonio Ayres.

À reportagem, o CEO do Flamengo, Fred Luz, disse que alertou a PM sobre a possibilidade de ações violentas. O clube anunciou o encerramento do programa sócio-torcedor corporativo, usado pelas torcidas organizadas. Já a Polícia Militar não se manisfestou. Confira a reportagem na íntegra.

Torcedores do Flamengo invadem estádio antes do início da partida contra o Independiente | FOTO: Reprodução Fantástico/ TV Globo