terça, 23 de julho de 2019

AMAERJ | 06 de novembro de 2018 10:25

Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida

Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Delicious Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Digg Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Facebook Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Google+ Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Link-a-Gogo Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on LinkedIn Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Pinterest Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on reddit Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on StumbleUpon Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Twitter Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Add to Bookmarks Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Email Share 'Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida' on Print Friendly Whatsapp

Menores e familiares assistem palestra em Itaboraí | Foto: Reprodução/ Rosana Albuquerque

Ajudar a superar problemas e seguir em frente pelo melhor caminho: este o incentivo dado no 2º Café com Medida, encontro que aconteceu na quinta-feira (1º), em Itaboraí (Região Metropolitana), com menores em liberdade assistida e seus parentes. A reunião foi promovida pela juíza Rosana Albuquerque França (1ª Vara de Família, Infância e Juventude de Itaboraí) e pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município.

A magistrada chegou à vara em março deste ano e logo percebeu a necessidade de mudanças nos contatos com  representantes do CREAS. “Eles relataram haver dificuldade no engajamento dos familiares e dos adolescentes quanto à frequência escolar”, disse.

O Café com Medida foi criado pelo Creas – dotada de uma equipe multidisciplinar para cuidar e assistir menores infratores – para aproximar o público-alvo da mensagem final: de superação do passado e foco na criação de um futuro diferente. A primeira edição aconteceu há três meses, mas a adesão não foi boa.

Leia também: Conheça os finalistas do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Ministro Reynaldo Soares participa de cinco livros sobre Direito e fraternidade
AMAERJ-Niterói ajuda pacientes com câncer e crianças carentes

Desta vez, a situação mudou. A parceria com a 1ª Vara de Família de Itaboraí abriu as portas para o encontro no Tribunal do Júri do fórum local. Vinte e dois menores e 20 responsáveis foram recebidos com café da manhã e ouviram a palestra da magistrada.

“Foi um encontro informal. Na palestra, destaquei a importância de cumprirem a medida e de entenderem que as pessoas cometem deslizes, mas podem se reerguer, estudar e ter novos objetivos de vida. Que pais e mães têm o dever de orientar, e os filhos, de os ouvir e obedecer”, afirmou Rosana.

A juíza declarou que no encontro reviu alguns menores e conheceu outros, que já estavam cumprindo a medida, mas ainda não tiveram audiência de reavaliação. “As equipes que trabalham com os menores estavam satisfeitas com o resultado. Nosso planejamento é tornar o projeto trimestral ou semestral”, disse.

Equipes do CREAS e do Fórum de Itaboraí | Foto: Reprodução/ Rosana Albuquerque

Juíza Rosana Albuquerque França

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!