Internacional | 01 de novembro de 2017 14:14

Juiz turco que lutou pela independência do Judiciário ganha prêmio de Direitos Humanos

* AMB

O juiz turco Murat Arslan foi vencedor da edição de 2017 do Prêmio Václav Havel de Direitos Humanos, que aconteceu no último dia 9, em Estrasburgo, na França. Arslan foi demitido da Corte Turca e, desde 2016, está detido por ter lutado pela independência judicial em seu país.

O juiz foi indicado pela Associação Internacional de Juízes (AIJ), que juntamente das Associações Europeias de Juízes (EAJ), apresentou no início do ano a candidatura do magistrado ao prêmio. A cerimônia aconteceu durante a abertura da sessão plenária de outono da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE).

O prêmio é em homenagem à Václav Havel, que foi dramaturgo, oponente do totalitarismo, arquiteto da Revolução de Veludo de 1989, presidente da Checoslováquia e da República Tcheca e um símbolo duradouro de oposição ao despotismo.

O objetivo da premiação é de exaltar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos, principalmente na Europa. São levadas em consideração as nomeações de qualquer organização individual, ONGs ou instituição que trabalhe para defender os direitos humanos. O prêmio consiste em um montante de 60 mil euros, um troféu e um diploma.

Fonte: AMB