AMAERJ | 01 de fevereiro de 2017 16:59

Juiz Sérgio Ribeiro conclui adoção de criança com microcefalia

sergio adoção

A partir de hoje, a menina Alice, de 1 ano e 2 meses, tem uma família. Símbolo do projeto da AMAERJ “O Ideal é Real – Adoções Necessárias”, lançado no último dia 24, ela é agora oficialmente filha da enfermeira Luciana Vilella, de 41 anos, e do biólogo Thiago de Paiva, de 36. O processo de adoção da criança, que tem microcefalia, foi concluído nesta quarta-feira (1), pelo juiz Sérgio Ribeiro (Direitos Humanos e Proteção Integral da Associação), na 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ.

A iniciativa da AMAERJ, que tem o apoio do TJ-RJ e da Alerj, tem o objetivo de estimular a mudança de perfil na adoção. Autor da ideia, Sérgio Ribeiro afirma que há cerca de 36 mil habilitadas a adotar no país, mas a maioria procura o mesmo perfil: um bebê saudável, branco e sem irmãos.

Leia também: TV CNJ destaca projeto da AMAERJ ‘O Ideal é Real’
‘O ideal da adoção é o amor’, diz Sérgio Ribeiro em entrevista à GloboNews

Era o caso dos adotantes Luciana e Thiago. Casados há nove anos, eles já haviam perdido quatro gestações, sendo uma de gêmeos. Decidiram pela adoção e estavam habilitados para um bebê sem problemas de saúde. Mas ao conhecer Alice, o casal mudou de ideia.

Sérgio Ribeiro afirma que se apenas 18,7% das pessoas aptas para a adoção mudarem o perfil de escolha, as filas terminariam. “Essa família é um exemplo de doação, dedicação e amor. Temos de nos preocupar em mostrar as crianças reais, que estão nas instituições de acolhimento aptas para adoção, e não a idealizada. O ideal da adoção é o amor, é a vontade de se pai e de ser mãe.”

Alice já convivia com Luciana e Thiago há quatro meses. Em entrevista recente ao jornal O Globo, o pai era só alegria. “Nós já vivemos tantas experiências com ela! Tem a fisionomia que muda, ela ganha peso. É tanta coisa, que parece que ela está conosco há muito mais tempo”, disse Thiago.

o ideal e real

FolderA4_V_IdealReal