CNJ | 20 de setembro de 2018 18:21

Juiz não deve apoiar candidato nas redes sociais, diz corregedor nacional

* ConJur

Foto: TRF-2

O juiz deve ter prudência ao usar redes sociais. Isso porque a sociedade encara a postura de cada magistrado como se fosse de todo o Judiciário. Assim, quando um julgador publica um comentário favorável a um candidato a cargo eletivo passa uma imagem de parcialidade.

Leia também: AMAERJ promove curso sobre Execução Penal em outubro
Inscrições para o 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli terminam sábado
Seminário do CJF homenageia Ada Pellegrini e Barbosa Moreira

Essa é a opinião do corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, ministro do Superior Tribunal de Justiça, manifestada nesta quinta-feira (20/9). Ele falou sobre a manifestação de juízes nas redes sociais, durante o evento Novas Tendências no Direito Processual. O seminário ocorre na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES), no centro do Rio de Janeiro.

“Participar das redes sociais não é um mal, mas tem que ter prudência do que se fala, do que transmite para outras pessoas, pois estas poderão divulgar para milhares de outras pessoas”, avaliou o ministro.

A Loman proíbe o juiz de participar de atividade político-partidária. Dessa maneira, o magistrado não pode apoiar candidatos a cargos eletivos em redes, declarou o corregedor nacional de Justiça. “O juiz tem que ser prudente, sensível, sábio, e expressar sua opinião apenas através do voto [nas eleições]”, disse.

Fonte: ConJur