Destaques da Home | 11 de dezembro de 2018 17:46

Juiz do Espírito Santo visita TJ-RJ para conhecer esquema de segurança de magistrados

Vice-presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (AMAGES), encarregado da área de segurança,  o juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos visitou, na tarde desta terça-feira (10), o desembargador Antônio Jayme Boente, presidente da Comissão de Segurança Institucional (Coseg) do TJ-RJ. O objetivo do encontro foi conhecer o protocolo de segurança dos magistrados do Estado do Rio de Janeiro.

“O Tribunal de Justiça do Rio é referência nacional em termos de segurança de seus magistrados. Viemos aqui para saber um pouco mais sobre o protocolo de segurança do TJ-RJ, com o objetivo de incrementar o esquema de segurança do Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, disse Ribeiro Lemos.

Acompanhado do juiz Richard Robert Fairclough, diretor de Defesa de Prerrogativas e Direitos dos Magistrados da AMAERJ, o magistrado do Espírito Santo foi recebido pelo desembargador Boente, que falou sobre como funciona o esquema de segurança do TJ-RJ. “O Espírito Santo é um microcosmos do Rio de Janeiro. São Estados muito próximos, com as mesmas características territoriais, o mar e as montanhas. A criminalidade capixaba sofre influência direta da criminalidade do Rio”, observou Ribeiro Lemos.

Leia também: Renata Gil fala sobre corrupção em entrevista à TV Pública de Angola
Número de medidas protetivas de urgência cresce na Justiça do Rio
Especialistas comentam em livro artigos de 33 leis penais especiais

O desembargador Boente explicou que o TJ-RJ passou por transformações importantes na área de segurança a partir de 2004. Na época, uma comissão foi aos Estados Unidos estudar a estrutura de segurança de unidades do Judiciário e adaptou-a ao ambiente da Justiça fluminense.“Somos o terceiro Estado em termos de população, e temos muitos fóruns. Nacionalmente, estamos em uma posição boa em termos de know-how de segurança”, disse ele.

 Além da estrutura de segurança física e de inteligência do Tribunal de Justiça do Rio, o desembargador falou sobre a proteção dos magistrados. “O objetivo é criar, no seu meio, a cultura de segurança. É o somatório de pequenas atitudes que vão torná-los um alvo mais difícil”, aconselhou Boente.

A seguir, os magistrados se encontraram com Francisco Matias, diretor da DGSEI (Diretoria Geral de Segurança Institucional). Na reunião, foram apresentados a estrutura, os protocolos de segurança e os procedimentos de proteção aos magistrados.

O diretor da AMAERJ comentou a visita do colega do Espírito Santo. “É uma felicidade receber Carlos Eduardo, da AMAGES, colega comprometido com a segurança institucional. Fico honrado com sua vinda para conhecer a segurança institucional do Tribunal de Justiça do Rio, sob a presidência do desembargador Antônio Jayme Boente, que é um entusiasta e referência no assunto”, afirmou Fairclough.