Destaques da Home | 19 de dezembro de 2017 14:12

Juiz destaca entrega legal de bebês para adoção após recém-nascido ser encontrado na Avenida Brasil

Agente da CET-Rio e agentes da Força Nacional com o bebê | Divulgação Força Nacional

O agente de trânsito Alexandre de Freitas, de 42 anos, encontrou nesta segunda-feira (18) um recém-nascido abandonado na Avenida Brasil, na altura de Barros Filho, na Zona Norte do Rio. Em entrevista aos telejornais Bom Dia Rio, RJTV e Jornal Hoje, da TV Globo, o juiz Sérgio Ribeiro (diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ) falou sobre a campanha do TJ-RJ “Entregar é Proteger”, que destaca a importância do encaminhamento legal de bebês para adoção.

“Mostramos que essas mães devem buscar a Vara da Infância para entregar as crianças. Não vai haver um julgamento moral das mães, pelo contrário, haverá assistência de psicólogos, assistentes sociais e comissários de justiça. É uma entrega segura, para evitar esse tipo de situação, que coloca a vida da criança em risco”, disse o juiz.

Leia também: TJ-RJ lança campanha sobre encaminhamento legal de bebês para adoção
Vara da Infância é o lugar correto para a mãe que deseja entregar o bebê, afirma Juliana Kalichsztein
Sérgio Ribeiro e Gloria Heloiza falam sobre adoção no Caldeirão do Huck

O bebê ainda estava com o cordão umbilical junto ao corpo, sinal de que havia nascido há pouco tempo. A criança foi levada para o hospital por agentes da Força Nacional.

O recém-nascido do sexo masculino pesa 2.565kg, está internado na UTI neo-natal da maternidade Alexander Fleming, em Marechal Hermes. De acordo com a assessoria da unidade, o bebê está recebendo assistência e passa bem.

“Se a criança tiver uma referência familiar, serão feitos estudos com essa família para ver se tem condição de cuidar do bebê. Se não hover referência, a criança vai para adoção”, afirmou Sérgio Ribeiro.

O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna) e a polícia já está procurando quem deixou o bebê no local. Segundo o delegado Henrique Damasceno, a criança foi encontrada em um matagal embaixo de uma escada.

Assista aqui à entrevista de Sérgio Ribeiro ao Bom Dia Rio.