Notícias | 11 de junho de 2012 16:51

Juiz Alexandre Teixeira de Souza recebe Medalha Tiradentes hoje

O juiz Alexandre Teixeira de Souza, titular da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, receberá a Medalha Tiradentes, nesta quarta-feira (13/06). A honraria, oferecida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), é destinada às personalidades que prestam relevantes serviços à causa pública do Rio de Janeiro. A cerimônia será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, às 18h30, na Alerj. O magistrado foi indicado para receber a honraria pelos deputados Marcus Vinícius (PTB) e Bernardo Rossi (PMDB). Em abril, a proposição foi aprovada, por unanimidade, em plenário.

Juiz Alexandre Teixeira (esquerda) com os deputados Bernardo Rossi e Marcus Vinícius

Petropolitano, formado pela Universidade Católica de Petrópolis, Alexandre Teixeira é titular da Vara da Infância há 11 anos. Uma de suas importantes iniciativas foi a criação, no ano de 2006, da Fundação Educandário Princesa Isabel do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis. A entidade, sem fins lucrativos, já atendeu gratuitamente mais de duas mil crianças e adolescentes consideradas em risco social. O diferencial do projeto que promove ações educativas, culturais, esportivas e profissionalizantes em parceria com entidades privadas, é o acompanhamento também familiar da criança e do adolescente.

Além de juiz titular da Vara da Infância, Alexandre Teixeira atua ainda como diretor do Fórum da Comarca de Petrópolis, é juiz Dirigente do 3º Núcleo Regional da Corregedoria de Justiça, juiz Titular da 85ª Zona Eleitoral e integrante da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, órgão ligado à presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Para o deputado Bernardo Rossi, o trabalho de Alexandre Teixeira deve ser exemplo em todo o pais. “A medalha, além de reconhecer sua atuação impecável, não só no Educandário, mas em todas as esferas em que é solicitado, volta os holofotes para uma proposta trabalhosa, mas viável e, hoje, imprescindível”, aponta.

“É de extrema sensibilidade o projeto do Educandário Princesa Isabel. Um trabalho que começa ainda no núcleo familiar identificando os problemas, mas também os potenciais e direcionando às famílias nesse sentido. A homenagem ainda pouco pelo sentido desse trabalho”, afirma o deputado Marcus Vinícius.

A Assembleia Legislativa fica no Palácio Tiradentes, na rua Primeiro de Março, s/n, na Praça XV.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj