Notícias | 11 de janeiro de 2019 11:58

Jornalista lança livro após se infiltrar como recruta na PM do Rio

O jornalista Raphael Gomide, que chefiou a Assessoria de Comunicação da AMAERJ de 2016 a 2018, lançou na Amazon o livro digital “O infiltrado – Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil”, baseado em premiada reportagem publicada em 2008 no jornal “Folha de S.Paulo”. O livro foi lançado apenas no formato digital, na Amazon, e está disponível por R$ 18.

Para atuar como recruta por um mês na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o repórter foi aprovado em concurso público após oito meses de seleção. A partir do discurso dos instrutores e alunos, o livro faz um raio-X da formação policial e traça um perfil da instituição e dos jovens que se arriscam a enfrentar uma taxa de mortalidade seis vezes maior que a da população fluminense, em troca de um baixo salário.

Leia também: Notícia falsa sobre o Plantão Judiciário circula nas redes sociais
3ª Vara da Fazenda bloqueia bens do ex-governador Pezão
Comissão de juristas propõe leis mais duras para organizações criminosas

Nesse mergulho no universo policial, Gomide viu instrutores ensinarem alunos a forjar autos de resistência e ouviu colegas afirmarem que matariam criminosos sob custódia. “Deu um tiro pelas costas, pega a arma, põe na mão do cara e dá um tirinho. Mas isso vocês vão aprender na rua… não aqui…”, afirmou um oficial. “Não matar é como prender um animal em uma jaula. Quando ele sair, vai te matar”, afirmou um aluno.

“O infiltrado” expõe o ressentimento dos policiais em relação à sociedade. Sentem-se injustiçados e sem reconhecimento pelo que fazem e os riscos que correm. “Ninguém gosta de você, só o seu cachorro”, disse um instrutor.

A reportagem que deu origem ao livro recebeu o Grande Prêmio Lorenzo Natali 2008, da União Europeia, entre 1.500 matérias, e integra a lista das 90 principais reportagens da história da Folha. Foi publicada no Le Monde Diplomatique, em 12 idiomas. Ao longo da carreira, Gomide recebeu o Prêmio Mundial de Direitos Humanos da Anistia Internacional, o 2º Lugar do Prêmio Anistia Internacional Reino Unido, o 1º lugar do Lorenzo Natali (América Latina e Caribe) e o Prêmio Embratel, entre outros.

Serviço:
Título
: “O infiltrado – Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil”
Autor: Raphael Gomide
Páginas: 219
Preço: R$ 18
Onde comprar: Amazon