Notícias | 26 de junho de 2012 15:47

Inscrições para visita à Academia Militar das Agulhas Negras terminam na sexta

Na primeira semana de julho, nos dias 6 e 7, a Amaerj promove uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras – Aman. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 29, quando o prazo se encerrará. O passeio, coordenado pelo desembargador Egas Moniz Aragão, terá toda infraestrutura oferecida pelo Exército Brasileiro, como transporte, alimentação e hospedagem. O roteiro inclui visita à cidade de Penedo, tour pela Aman, acompanhamento da grandiosa cerimônia de Formação dos Cadetes e Almoço do Comandante.  O passeio é uma oportunidade para o magistrado e os seus familiares conhecerem uma das mais suntuosas instalações do Exército Brasileiro, com diferenciais arquitetônicos que se sobressaem.

O desembargador Egas Moniz estimula a participação dos colegas. “É uma ótima oportunidade de confraternização, em um lugar belíssimo, com toda infraestrutura oferecida gratuitamente pelo Exército Brasileiro. Além disso, é um passeio extraordinário para a família, especialmente para as crianças”, afirmou o magistrado.

Roteiro

O passeio começa na sexta-feira (6), com a saída do ônibus, partindo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), às 14h. A primeira parada é na cidade de Penedo, conhecida pelas belezas naturais e pelo clima típico de inverno. Após o passeio, o grupo seguirá para o Hotel de Trânsito da Aman, com hospedagem gratuita oferecida pelo Exército. A programação do primeiro dia termina com o jantar, na Academia.

No sábado, a programação tem início às 7h, com o café da manhã. O primeiro evento é a Formação dos Cadetes, que os associados da Amerj terão a oportunidade de assistir de um local privilegiado, com ampla visão da tropa. A visita segue pela instalações da Aman. Os visitantes conhecerão toda a estrutura da Academia, os dados históricos e as atividades que são desenvolvidas, na área intelectual, esportiva e de segurança. O passeio termina com o Almoço do Comandante, onde os associados serão recebidos pelo comandante da academia. O ônibus retornará às 13h.

História da Aman

A Academia Militar das Agulhas Negras já teve várias denominações. A primeira delas foi Academia Real Militar, criada pelo Príncipe Regente D. João. O início das atividades aconteceu em 23 de abril de 1811.  A data é considerada, oficialmente, como marco da formação sistemática de oficiais para o Exército Brasileiro.

A Academia Militar percorreu extenso caminho até chegar às suas instalações atuais, emolduradas pelo maciço do Itatiaia, onde sobressai o pico das Agulhas Negras. Os concludentes de seus cursos, ao longo deste caminho, ocuparam posições de destaque nas mais diversificadas funções da alta administração brasileira.

Inscrições

As inscrições estão abertas até a próxima sexta (29). O associado pode fazer a solicitação pelos telefones 3133-2315 e 3133-2636. Tratar com Amélia Aben-Athar. Todas as inscrições serão confirmadas antes da visita, através de ligação telefônica, como forma de garantir a participação de todos os interessados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj