CNJ | 09 de outubro de 2018 11:58

Inscrições para o 1º Seminário Bacenjud terminam em dez dias

Estarão abertas até 19 de outubro (sexta-feira da próxima semana) as inscrições para o 1º Seminário Bacenjud 2.0, promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O evento será em Brasília, no dia 24. O sistema BacenJud interliga a Justiça ao Banco Central (BC) e às instituições bancárias, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via internet. O presidente do STF e do CNJ, Dias Toffoli, fará o discurso de abertura do evento, que reunirá cem juízes brasileiros.

Inscreva-se aqui. O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e o presidente do BC, Ilan Goldfajn, participarão da abertura. O encontro será no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe). Das 9h às 11h, painéis abordarão a importância do Bacenjud na efetividade da execução, suas novas funções e o sistema na visão do BC e do Judiciário. A partir das 14h, mesas temáticas — bolsa, bancos, cooperativas e fundos de investimento — tratarão de questões práticas.

Leia também: CNJ abre inscrições para o 1º Seminário Bacenjud em Brasília
AMB e AMAERJ dão parabéns aos 567 parlamentares eleitos no país
Apuração no Rio é a segunda mais rápida entre os Estados maiores

O Bacenjud conecta o Judiciário ao setor financeiro desde 2001. Por meio dele, juízes bloqueiam valores em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas alvos de ordem judicial. A plataforma, na versão 2.0, rastreia e resgata dinheiro para quitar dívidas sentenciadas. A penhora online inclui ativos como ações e títulos de renda fixa.

Em 2017, o sistema recuperou R$ 18,3 bilhões. De março a janeiro deste ano, mais R$ 4 bilhões. Apenas 5% a 6% de todas as ordens judiciais resultam em resgate efetivo, segundo Luciano Frota. Um dos objetivos do seminário é debater como recuperar mais valores. Veja aqui a programação do seminário.