CNJ | 26 de setembro de 2018 16:23

Avanços tecnológicos serão prioridades de Toffoli no STF

Ministro Dias Toffoli | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, afirmou nesta quarta-feira (26) que o CNJ vai disciplinar a incorporação progressiva dos avanços tecnológicos pelos órgãos de Justiça. “Esta será uma das iniciativas que receberão total prioridade em minha gestão. Toda a nossa equipe de técnicos, juízes e diretores gerais, tanto no STF quanto no CNJ, está atuando para aprimorar a tecnologia da informação no Judiciário”, disse o ministro, no 2º Congresso Internacional de Direito, Governo e Tecnologia, em Brasília.

Leia também: Toffoli assina MP que reabre prazo para a adesão ao Funpresp-Jud
Recorde de inscritos: Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli recebe 355 trabalhos
Toffoli assume a Presidência da República, sanciona leis e nomeia integrante do CNJ

Dias Toffoli destacou o engajamento e o preparo do Judiciário para enfrentar os desafios decorrentes da inovação tecnológica para prestar bons serviços de Justiça, tendo como norte o princípio constitucional da razoável duração do processo.

“A qualidade, a efetividade e a duração do processo traduzem uma missão do Poder Judiciário. O volume de demandas que chegam diariamente ao Judiciário exige que sua agenda tenha a inovação como elemento-chave para oferecer uma resposta adequada e rápida. A utilização de sistemas de inteligência artificial surge como uma das principais possibilidades de superarmos os gargalos que existem na tramitação de feitos perante o Judiciário”, afirmou.

O Congresso acontece até esta quinta-feira (27). O evento reúne especialistas internacionais, grandes empresas, governo e LawTechs para a demonstração e discussão do uso de tecnologia de ponta em diferentes áreas do campo jurídico.

(Com informações do CNJ)