AMB | 08 de agosto de 2018 17:00

Retrato de desembargador do TJ-RJ é inaugurado em galeria da ENM

Presidente da AMAERJ, Renata Gil, e os homenageados João Ricardo Costa e Cláudio dell’Orto | Foto: AMB

O desembargador do TJ-RJ Cláudio dell’Orto foi homenageado, nesta terça-feira (7), com a inauguração de seu retrato na Galeria de Diretores-Presidente da ENM/AMB (Escola Nacional da Magistratura). Ele esteve à frente da ENM no biênio 2015-2016. Renata Gil, presidente da AMAERJ e vice-Institucional da AMB, prestigiou a solenidade.

Em discurso, o magistrado destacou que, em sua gestão, “os juízes tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar para oferecer a melhor jurisdição ao povo brasileiro”. “Somos magistrados porque estamos dedicados a causa da sociedade, do povo, da população mais humilde, desse País que precisa trazer para os postos-chaves pessoas que revelem que somos de fato uma democracia racial”, disse dell’Orto.

Leia também: Desembargador terá foto inaugurada na Galeria dos Presidentes da ENM
Ministro Dias Toffoli é eleito presidente do STF
Cármen Lúcia apresenta o novo banco nacional de presos

O atual diretor-presidente da ENM, Sérgio Ricardo de Souza, elogiou o trabalho desenvolvido pelo colega. “Sinto honrado de participar do descerramento da foto do meu grande amigo das lutas associativas”, destacou.

O ministro Herman Benjamin, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que também prestigiou a solenidade, elogiou o trabalho de Cláudio dell’Orto na ENM: “Nos inspiramos no Eladio Lecey (ex-diretor-presidente da ENM) e Claudio teve a capacidade de unir os desejos, as necessidades, da perspectiva da AMB com o formalismo  e o caráter estatual da Enfam”.

Galeria de Presidentes da AMB

Jayme de Oliveira, presidente da AMB, prestigiou a solenidade – na qual também foi inaugurada a fotografia de João Ricardo Costa, ex-presidente da entidade. Oliveira adiantou que irá comemorar os 70 anos da associação, no ano que vem, e ressaltou que está faltando mulheres na galeria dos ex-presidentes.

“É passado o momento de termos mulheres na presidência da AMB. Precisamos incentivá-las a disputar as eleições porque as associações regionais já têm. É um espaço importante que ainda não chegou na AMB”, frisou.

Fonte: AMB