AMAERJ | 21 de fevereiro de 2019 01:29

Encontro com juízes do Sul Fluminense discute como fortalecer a magistratura

As pautas da magistratura e a atuação da AMAERJ no Rio de Janeiro e em Brasília pela valorização da categoria foram tratadas pela presidente da Associação, Renata Gil, na noite desta quarta-feira (20), em encontro com cerca de 20 juízes do Sul Fluminense. Participaram da reunião, em Penedo (distrito de Itatiaia), o ex-presidente da AMAERJ José de Magalhães Peres (2004-2005) e os juízes Felipe Gonçalves (2º secretário da Associação), Flavia Alves (diretora-adjunta do Conselho) e Antonio Augusto Balieiro (presidente da Regional de Volta Redonda).

A presidente da AMAERJ falou sobre as ações da Associação no Tribunal de Justiça, os requerimentos, o contato próximo com a nova administração do TJ-RJ e a realização de seminários e cursos. O juiz Felipe Gonçalves contou sobre o trabalho da diretoria da AMAERJ na formulação das estratégias e ações em defesa dos magistrados.

Também vice-presidente Institucional da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil abordou o intenso trabalho da entidade pelo fortalecimento da classe, a interlocução com o Legislativo, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Sobre as pautas de interesse da magistratura, ela detalhou a atuação associativa em projetos como a Valorização por Tempo da Magistratura (VTM/ATS) e a Reforma da Previdência.

O desembargador José de Magalhães Peres afirmou que a AMAERJ tem uma atuação exemplar. “Me sinto emocionado por estar reunido com juízes que eu já conhecia e não revia há tanto tempo e com novos juízes, além de observar o trabalho que vem sendo feito pela Renata Gil à frente da AMAERJ nestes anos. Espero que ela continue desta forma, pautando todas as questões importantes para a magistratura brasileira.”

“A magistratura vem levando nas costas todos os problemas nacionais, quando não é verdade. O juiz estadual enfrenta sérias dificuldades, uma quantidade enorme de processos, o que torna-oz um verdadeiro escravo no seu trabalho do dia a dia. É preciso que a população compreenda e reconheça mais o esforço que a magistratura vem fazendo para resolver os conflitos. Desejo que a AMAERJ continue sendo a associação que desponta no cenário nacional, sendo exemplo para as demais associações”, acrescentou Peres.

O presidente da Regional, Antonio Augusto Balieiro, agradeceu o contato direto com diretoria da Associação. “A presença de Renata na nossa região é uma demonstração do prestígio em relação aos magistrados que atuam no interior. Esta sempre foi uma postura dela, não só direcionar a atividade para os juízes da capital, mas também do interior. Só temos a agradecer o esforço e o empenho que ela tem tido, inclusive abdicando da vida pessoal para lutar pelas pautas da magistratura e nossas garantias para fortalecer a classe”, disse.

Também participaram do encontro os demais membros da diretoria da Regional da AMAERJ em Volta Redonda: Raquel de Andrade Teixeira Cardoso (diretora executiva), Gabriel Stagi Hossmann (diretor secretário), Marcelo Dias da Silva e Marvin Ramos Moreira (suplentes). A Regional abrange as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende, Itatiaia e Valença.

“É sempre de uma tremenda importância a vinda da nossa presidente aqui para nos atualizar sobre os assuntos da magistratura. Cada vez temos mais certeza de que fizemos a escolha certa ao eleger Renata Gil. Foi muito bom saber dos temas de hoje, como a Reforma da Previdência. Ficamos muito contentes com este encontro”, afirmou Raquel Cardoso.

O juiz Francisco Ferraro disse ter ficado muito satisfeito com a reunião. “É um grande orgulho receber Renata aqui mais uma vez. A adesão dos colegas foi impressionante. Nestes 20 anos em que estou na região, me parece que foi o jantar com mais colegas, novos e antigos. É muito importante ela passar essas informações porque, quem está no interior, não tem todo esse acesso. Com Renata é diferente. Com ela sempre temos informações, o contato é sempre franco.”

Francisco Ferraro e Renata Gil
Renata Gil, Felipe Gonçalves e Antonio Augusto Balieiro
Renata Gil e José de Magalhães Peres