Cultura | 04 de dezembro de 2017 11:00

Filme sobre Plantão Judiciário vence festival de audiovisual

O filme “Plantão Judiciário”, do diretor e roteirista Daniel Brunet, foi eleito como Melhor Documentário de Curta-Metragem no Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (Fica.vc). Exibido no sábado (2), no Cine Odeon, a obra mostra como os graves problemas no sistema de saúde no Estado e no município do Rio de Janeiro sobrecarregam o Sistema Judiciário fluminense.

Além de Brunet, a equipe é composta por: Chaiana Furtado, na produção; Jô Lutério, no som direto; Amara Barroso, na produção de fotografia; Renato Arruda, na montagem; Leonardo Nabuco, como assistente de fotografia; Sandro Mesquita, como designer, além de Dan Oliveira, Pedro Conforti e Wellington Reis.

Leia mais: Filme sobre o Plantão Judiciário e saúde estreia amanhã

O curta metragem foi filmado no plantão da noite de 11 de outubro até a madrugada de 12 de outubro de 2016. Naquele ano, conta Brunet, cerca de 40 pessoas foram atendidas, em média, em cada plantão. Entre eles, 90% tentavam resolver problemas em unidades de saúde, como falta de vaga no CTI ou centro cirúrgico.

“O filme mostra que as pessoas não conseguem ser atendidas e precisam recorrer ao Plantão Judiciário. As falhas no sistema de saúde dão mais trabalho para juízes e defensores. Por isso, o filme será atual enquanto tiver gente morrendo na fila do CTI e o serviço de saúde fechar a porta para o cidadão”, avalia Brunet.

Confira o trailer de Plantão Judiciário. 

Leia também: Desembargador Antônio Izaías lança livro de crônicas em dezembro

Innovare anuncia premiados terça-feira no STF: projeto do TJ-RJ é finalista