Notícias | 08 de outubro de 2012 15:04

Ficha Limpa deixa 2 mil fora da apuração

Na primeira eleição sob a nova Lei da Ficha Limpa, os votos em 2.205 candidatos – que apareceram ontem nas urnas – podem não valer. Os nomes deles ficaram de fora da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque as candidaturas estão pendentes. Eles tiveram o direito de concorrer negado pelos Tribunais Regionais Eleitorais e recorreram ao TSE, mas ainda não tiveram o recurso analisado. A presidente do tribunal Cármen Lúcia promete julgar todas as pendências até a diplomação marcada para o dia 19 de dezembro.

– A Justiça não deixou sem resposta. Quando o cidadão votou, no exercício da liberdade – que nós queremos preservar mais do que tudo – sabia exatamente dessas pendências – afirmou Cármen Lúcia.

No total, o TSE recebeu 2.969 processos com base na Lei da Ficha Limpa e apenas 764 tiveram um parecer final da corte. Para Cármen Lúcia, a nova legislação trouxe um novo “ânimo” ao pleito que, de acordo com ela, transcorreu na “absoluta normalidade”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a prisão de 2.178 pessoas em todo o país por conta das eleições. A maior parte foi detida por fazer boca de urna. Do total de presos, 475 eram os próprios candidatos. Na votação de 2010, mais de 3 mil pessoas foram detidas no total. O Rio é o primeiro da lista em número de eleitores presos: 483 pessoas fora, detidas no estado, principalmente, por fazer boca de urna. Houve ocorrências de divulgação de propaganda, uso de alto falantes e compra de votos. Já Minas Gerais registrou o maior grupo de candidatos atrás das grades: 98 detidos. Desses, 70 por fazer boca de urna.

Fonte: O Globo