Judiciário na Mídia Hoje | 06 de agosto de 2019 17:07

Ex-chefe da maior milícia da Zona Oeste é condenado a 80 anos de prisão

*O Globo

Juíza-auxiliar do 3º Tribunal do Júri, Tula Mello

O miliciano Toni Ângelo Souza Aguiar foi condenado, no fim da noite desta segunda-feira (5), a 80 anos de prisão pela morte de um casal e uma tentativa de homicídio, no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste. A decisão foi tomada por maioria no 3º Tribunal do Júri. Duas vítimas era policias militares: o cabo Charles de Castilho Braga e o soldado André Luís Teodulino dos Santos. Antes de ser preso em julho de 2013, Toni Ângelo era considerado o chefe da maior milícia da região.

O crime ocorreu em maio de 2011. O cabo Charles, o soldado Teodulino e sua mulher, Luciana dos Santos, estavam em um carro na Rua Urah, em Santa Cruz, quando foram surpreendidos pelo bando de Toni Ângelo, numa emboscada. Os criminosos deram mais de 50 disparos contra o carro, matando o cabo e Luciana. Teodulino foi levado para o hospital com ferimentos graves, mas conseguiu sobreviver.

Na sentença, a juíza-auxiliar do 3º Tribunal do Júri, Tula Corrêa de Mello, escreveu: “As circunstâncias do crime são absolutamente desfavoráveis, em contexto de guerra de milícia, grupo paramilitar que busca se sobrepor à ordem do Estado, assumindo funções exclusivas de poder, causando terror em virtude das mortes violentas típicas de organização criminosa terrorista, em vias públicas, com elevada audácia criminosa e com inequívoco poder bélico”.

E completou: “Ainda, deve ser reconhecida consequência social extremamente danosa causada pelo grupo criminoso liderado pelo acusado, atemorizando testemunhas e cidadãos de bem, reféns da ordem imposta através do uso da força pela milícia na localidade onde ocorreram os fatos.

Leia também: Magistrados participam de lançamento da Patrulha Maria da Penha
Voz feminina na sociedade é o destaque do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
Conselheiros do CNJ votam pela suspensão de atos da Corregedoria do Rio

A magistrada ressaltou, em sua decisão, a criação de uma vara específica para crimes cometidos pela milícia: “Registre-se que a atuação e periculosidade de organizações dessa natureza geraram inclusive a criação de vara especializada pelo Egrégio Tribunal do Rio de Janeiro, diante das dificuldades inerentes ao combate de grupos criminosos organizados agindo neste Estado”.

Toni Ângelo é ex-PM e cumpre pena na Penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A audiência desta sexta-feira foi por videoconferência.

Fonte: O Globo